• Matéria: Ed. Física
  • Autor: marialuizanunesnogue
  • Perguntado 6 anos atrás

Com relação as danças populares brasileiras. Qual a história contada na dança do Boi-de-mamão?​

Respostas

respondido por: altaneidiasdasilva20
3

Resposta:

Boi de Mamão, ou a dança do Boi de Mamão, é a brincadeira mais apreciada e, por isso mesmo, é a dança folclórica mais cultivada da grande Florianópolis. Considerada uma das tradições folclóricas mais antigas de Santa Catarina, principalmente nas regiões litorâneas, recebe maior destaque entre o Natal e o Carnaval.

As Brincadeiras de Boi

Dentre as manifestações folclóricas mais praticadas pelo florianopolitano, destacam-se as chamadas Brincadeiras de Boi. Elas demonstram o caráter eminentemente rural do imigrante açoriano aqui aportado no período colonial, e que, ao contrário do que se poderia imaginar, liga-se sob este aspecto muito mais à terra do que ao mar.

O Boi de Mamão

Inicialmente, o Boi-de-Mamão era denominado de O Folguedo do Boi Falso ou Boi de Pano da Ilha de Santa Catarina e, somente na década de 1930, recebe o nome atual. Isso porque as crianças, na falta do crânio original, usaram um mamão para fazer a cabeça do boi. Mas ainda há algumas divergências no que diz respeito à origem do nome.

Diferentemente das outras brincadeiras que foram trazidas à Ilha de Santa Catarina pelos açorianos, o Boi de Mamão é uma tradição comum a outros estados brasileiros, apresenta diversas variações, com tipos diferentes de apresentação, mas semelhantes na oralidade de sua história. Muitas semelhanças são vistas entre o Boi-de-Mamão e o Boi-Bumbá, ou o Bumba Meu Boi, todavia, para conhecer a verdadeira origem da tradição, é preciso recorrer à Europa, em uma região chamada Galícia, que, ao sul, limita-se com Portugal. Galícia é uma comunidade autônoma espanhola, onde foram registradas as primeiras referências do costume.

Apresentada em forma de pantomima – uma espécie de teatro gestual, com poucos diálogos no decorrer do ato -, a peça retrata, em tom cômico, uma corrida de touros em arenas, segundo ritos ibéricos, adaptado às práticas juvenis.

A história mostra o desespero de Mateus, um vaqueiro simples do interior da Ilha, que, ao ver seu boi de estimação morto, busca um médico e um curandeiro para ressuscitá-lo. Ao fim, o boi volta à vida e todos comemoram com cantorias e danças

Explicação:

Acho que ajudei ❤❤


altaneidiasdasilva20: Obggggg mesmo
altaneidiasdasilva20: Dinada
Perguntas similares