— Sobre o povoamento da América, existem muitas discussões e duas teorias muito debatidas: a Teoria do Estreito de Bering e a Teoria das Pequenas Embarcações. Utilize o mapa abaixo e desenhe o caminho percorrido pelos povos pré-históricos segundo a Teoria do Estreito de Bering e também de acordo com a Teoria das Pequenas Embarcações. Lembre-se de diferenciar os dois caminhos (com lápis de cores diferentes ou até mesmo com linhas em diferentes formas— pontilhada ou contínua). Aproveite o exercício e crie um título e uma legenda para o mapa. *
Imagem sem legenda
2 — Se considerarmos a Teoria do Estreito de Bering para o povoamento da América como a mais correta, a ocupação populacional do nosso continente se deu do norte para o sul. Dessa maneira o ser humano teria chegado ao Brasil tempos depois da sua chegada ao continente americano.O que leva os pesquisadores acreditarem que a Teoria do Estreito de Bering é mais assertiva ao explicar o povoamento da América? O que explica o movimento feito pelos homens pré-históricos do norte do continente para o sul? *
Imagem sem legenda
3 — Minas Gerais possui um dos mais importantes Sítios Arqueológico do Brasil: o Sítio Arqueológico de Lagoa Santa. Localizado na região metropolitana da capital mineira, o Sítio protagonizou uma das maiores descobertas sobre os povos pré-históricos na América: o crânio de uma mulher que foi batizado de Luzia. O que são Sítios Arqueológicos e qual a importância de sua preservação?
Respostas
1. O caminho percorrido pelos povos pré-históricos segundo a Teoria do Estreito de Bering é basicamente do extremo leste da Rússia até o Oeste dos Estados Unidos. Na Teoria das Pequenas Embarcações, os seres humanos vieram do sul da Ásia e da Oceania até a América, migrando de continente para ilhas e vice-versa, até chegar na América.
2. O que explica o movimento feito pelos homens pré-históricos do norte do continente para o sul é o nomadismo encontrado nos povos daquela época, que sempre avançavam em busca de novos locais com amplos recursos e animais para caça e pesca.
3. Sobre o que são Sítios Arqueológicos e qual a importância de sua preservação, tem-se que os mesmos são locais de pesquisas, onde os arqueólogos buscam vestígios de outras espécies animais e humanos, o que nos ajuda a compreender sobre a humanidade e a própria natureza.
1 - A teoria do estreito de Bering defende que o homem tenha chegado à América pelo Estreito de Bering, que se situa no leste do continente asiático e o oeste do continente americano, esses pontos estavam separados por cerca de 85 quilômetros.
Acredita-se que na última era do gelo, devido a recessão da água dos oceanos, a região virou uma ponte natural entre o continente asiático e o continente americano e recebeu o nome de ponte terrestre de Bering.
Sendo assim, estudiosos acreditam que o homem chegou à América por volta de 13 a 13,5 mil anos, onde os primeiros grupos humanos no continente teriam ido até a Sibéria a partir do Estreito de Bering, que estaria passando por um glaciar.
2 - A Teoria do Estreito de Bering é a mais assertiva para a explicação do povoamento da América e o movimento realizado pelos homens pré-históricos do norte do continente para o sul pode ser explicado pelo fenômeno do nomadismo.
O ser humano, nos primórdios da humanidade, era nômade, e usava os recursos naturais de um determinado local de acordo com suas necessidades diárias. Quando ocorria o esgotamento dos alimentos de um lugar, os hominídeos se mudavam.
Não apresentavam território fixo, se mudando diversas vezes de lugar, para a utilização dos recursos disponíveis em um local. Em que utilizavam recursos naturais como um meio para o crescimento econômico.
Um marco da história da humanidade é o desenvolvimento da agricultura. Esse fato é utilizado para separar o período paleolítico do período neolítico (idade da pedra polida) e também o aparecimento das grandes civilizações. Período em que os seres humanos passaram a deixar de ser nômades e começaram a viver em sociedade.
3 - Um sítio arqueológico compreende o local arqueológico onde suas áreas e delimitações preservam testemunhos e evidências de atividades do passado da humanidade. Nesses locais os arqueólogos estão em busca de evidências, como fósseis, ossadas, restos de construções entre outros, que os auxiliarão no estudo do passado histórico.
São fundamentais para o conhecimento da humanidade e as mudanças que a mesma sofreu no decorrer do tempo, além disso, em muitos países são protegidos por lei e considerados como patrimônios culturais das regiões em que se localizam.
Saiba mais sobre o estreito de Bering em: brainly.com.br/tarefa/9149578
Saiba mais sobre o nomadismo em: brainly.com.br/tarefa/14877389
Saiba mais sobre sítios arqueológicos em: https://brainly.com.br/tarefa/11105728
Bons estudos!