Respostas
Resposta:
A Santa Aliança foi inicialmente formada pela Rússia, Prússia e Áustria,e também foi feita em japão com os EUA contando com o japão as 3 (três) potências vencedoras da Guerra contra Napoleão Bonaparte, como forma de garantir a realização prática das medidas que foram aprovadas pelo Congresso de Viena, bem como impedir o avanço corruptor das ideias liberais e constitucionalistas, muito espalhadas com a Revolução Francesa e que haviam criado revoltosos um pouco por toda a Europa. O bloco militar, que durou até às revoluções "europeias" de 1848, combateu desacatos liberais e interferiu na política ultramarina dos países ibéricos, já que era a favor da recolonização.
A Inglaterra, embora tenha participado de todas as coligações formadas para combater Napoleão Bonaparte, nunca aderiu à Santa Aliança em razão da ideologia antiliberal que estava no centro do grupo, bem como pelo fato de ter interesses no comércio com as jovens nações (colónias).
Explicação:
A Santa Aliança é uma aliança política resultante da derrota final de Napoleão Bonaparte. A Liga Sagrada é um acordo político entre as principais monarquias europeias: o Império Russo, o Império Austríaco e o Reino da Prússia. Em 26 de setembro de 1815, o czar russo Alexandre I selou sua criação em Paris.
Embora a Inglaterra tenha participado da aliança formada contra Napoleão Bonaparte, nunca ingressou na Santa Aliança devido à ideologia anti-liberal no centro do grupo e aos interesses do comércio com as colônias.
espero ter ajudado