Indicadores de desempenho consistem em ferramentas por meio das quais se pode avaliar se determinadas ações da empresa estão proporcionando a obtenção de resultados conforme inicialmente determinado. Tratam-se, portanto, de instrumentos de controle e, como tal, podem indicar desvios entre os padrões de desempenho efetivamente obtidos e os padrões inicialmente esperados. ACCIOLY, Felipe; [et al]. Gestão de estoques. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. Os indicadores de desempenho são essenciais no meio logístico, em nossos estudos aprendemos sobre os KPIs (Key Performance Indicators), que são os Indicadores Chave de Performance. Sobre os KPIs, elabore um texto dissertativo abordando quais são as fases de sua implantação e em seguida sugira com suas palavras um KPI para alguma das áreas da gestão dos recursos logísticos.
Respostas
Resposta:
Fases da Implantação dos KPIs:
1. Definição do Escopo do KPI: No escopo, deverá ser definido o que será monitorado e controlado.
2. Motivação para desenvolver o KPI: Responder, nessa fase, qual é a motivação para monitorar e controlar o indicador de performance. Melhorar os serviços logísticos? Obter custos logísticos competitivos? Reduzir as avarias? Qual é a motivação?
3. Ferramentas de medição do KPI: Definir, nessa fase, como será medido o indicador, quais serão as fontes de informação (relatórios gerenciais, por exemplo) e como será realizado o cálculo do KPI (por exemplo, se for um indicador de custo médio por tonelada de distribuição, o cálculo deveria ser o custo total do período analisado dividido pelo volume total em toneladas transportado no mesmo período).
4. Meta do KPI: Definição da meta a ser alcançada. Aqui vale uma regra muito importante, a meta tem que ser factível, ou seja, tem que ter a possibilidade de ser alcançada, mas tem que ser uma meta desafiadora, ou seja, que não seja alcançada naturalmente pela equipe sem muito esforço.
5. Periodicidade do KPI: Nessa fase, deverá ser definida qual é periodicidade em que o KPI será medido, ou seja, por hora, turno, dia, semana, quinzena, mês, ano e outras possibilidades.
6. Comunicação do KPI: Definir as ferramentas de comunicação do KPI, ou seja, definir como será comunicado o KPI, por exemplo medianterelatórios impressos, gestão à vista, via e-mail, consultas em arquivos e outras opções. Definir, nessa fase, se a periodicidade de comunicação que poderá ser definida conforme o interesse do profissional que irá receber o KPI, por exemplo, um KPI relacionado à disponibilidade de produto poderá ser disponibilizado diariamente para o coordenador de logística, semanalmente para o Gerente e mensalmente para o Diretor. Também, definir, nessa fase quem são os interessados nos KPIs (Stakeholders), que deverão ser comunicados sobre a evolução dos KPIs
Explicação:
Obs: presente no livro logistica empresarial (ME marcia fernanda pappa/ ESP. julio cesar bueno alves) pag: 47/48