Respostas
Resposta:
Dica #1 – Título adequado
A primeira dica é criar um título bem feito, assim como uma boa imagem de capa, isso definirá se as pessoas clicarío ou nío em seu post.
Nío adianta discutirmos que o que importa é o conteúdo, eu sei disso. Só que o que atrai mais atençío gera mais engajamento, isso é um fato. Mas o que seria um título adequado?Um bom título passa a informaçío que o ouvinte precisa para saber o que há naquele episódio. Títulos dúbios deixam margem para interpretaçío, dificultando a entrada de novos ouvintes.
Um bom título também traz benefícios em relaçío a SEO. Quem procura por “podcast sobre pilares da terra” encontra o Telhacast #94. Agora imagina se eu nomeasse como “Aquela série com a menina do peitío”, seria complicado… O Google ainda nío indexa áudio.
Dica #2 – Descriçío
Descriçío é o segundo ponto mais importante, vindo logo depois do título. Na descriçío você vai informar em poucas palavras o que foi abordado naquele episódio. Aqui você pode ser um pouco mais dissertativo, mas nío se alongue demais.
No post coloque dois ou três parágrafos sobre o episódio, coloque participantes e um resumo do episódio. Mais uma vez, relativo a SEO, isso é bom. Como o Google nío indexa áudio, pelo menos o texto dará uma margem do que se trata aquele episódio.
Na descriçío coloque um texto com no máximo 156 caracteres, tamanho do rich snippet do Google.Dica #3 – Nome do arquivo MP3
Muitos podcasters iniciantes cometem esse pequeno erro ao publicar seus episódios. Para manter uma estética legal, costumam nomear o arquivo assim: /Podcast Episódio #1 – Tema Escolhido.mp3. Onde está o erro? Em tudo.
Um arquivo nomeado da maneira acima ficará com a URL assim:
/Podcast%20Epis%C3%B3dio%20%231%20-%20Tema%20Escolhido.mp3.
Feio, nío é?
Nío se trata apenas de estética, mas também de funcionalidade. Vários agregadores de podcast, dentre eles o iTunes, tem problemas ao lidar com símbolos e acentuações. Lembre-se que o idioma no qual foram concebidos é outro.
O nome mais adequado para o arquivo do episódio seria:
podcast-episodio-1-tema-escolhido.mp3 ou podcast_episodio_1_tema_escolhido.mp3.
Nunca use acentuaçío no nome do arquivo;
Nunca use símbolos no nome do arquivo;
Use traços ou sublinhas para separar palavras;
Use apenas letras minúsculas.
Seguindo essas regrinhas para o nome do arquivo, você se livrará de problemas bobos.Dica #4 – Tags ID3
Nío basta colocar o nome do arquivo corretamente. Os player de áudio tanto no PC quanto em aparelhos mobile identificam arquivos de áudio baseados nas Tags ID3, que sío aquelas tags que contém o nome do Artista, do ílbum, número da faixa etc.
Elas servem principalmente para quem baixa os episódios diretamente no site.
Nós temos dois tutoriais para essa questío:
Como adicionar Tags ID3 ao arquivo MP3
Como adicionar Capa ao Arquivo MP3. Aqui voltamos aquela questío da imagem que chama a atençío.
Dica #5 – Feed
Por favor, JAMAIS esqueça do feed, essa é a melhor forma de informar seu ouvinte sobre a publicaçío de um episódio novo. E mais que isso, o feed define que um podcast é um podcast.
Mesmo com o Facebook cada vez mais cerceando o alcance dos posts tanto nas fanpages quanto nos perfis, a audiência dos podcasts nío diminuíram em nada. Isso se dá por conta das assinaturas. As redes sociais podem explodir, mas o feed assinado é a garantia do ouvinte.
Crie um feed para seu podcast, e disponibilize-o onde o ouvinte possa encontrar facilmente. Sempre facilite a vida do seu ouvinte.De forma alguma quero dizer que você deve fazer igual ao Mundo Podcast, cada site faz a sua maneira. Mas você teria dificuldade em encontrar os nossos feeds?
Explicação: