Respostas
Resposta:
CLASSIFICAÇÃO:
As drogas psicotrópicas agem no sistema nervoso central, produzindo alterações de comportamento, humor e cognição. De acordo com a ação destas no organismo do indivíduo, um pesquisador francês, denominado Chaloult, classificou as drogas em três grandes grupos.
CARACTERÍSTICAS:
Estas substâncias aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo, como a epinefrina e dopamina. Assim, dão sensação de alerta, disposição e resistência, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se expôs.
Algumas delas são:
nicotina
cafeína
anfetamina
cocaína
crack
merla
Explicação:
Melhor resposta?
( ÒㅅÓ)
˚ᆺ˚
(′⅄‵)
(⁎˃ᆺ˂)
U・x・U
(๏ᆺ๏υ)
(乂☉ェ☉=)
⌒(•ㅅ•)⌒
U(ㅇㅅㅇ❀)U
(´・×・`)
(´・×・`)
⌒(・x・)⌒
U。・.・。U
(=‘x‘=)
⌒(=∵=)⌒
/(•ㅅ•)\
(╹ૅ×╹ૅ)
U╹ x ╹U
○(・x・)○
⁽˙̄˟˙̄⁾
(๑òᆺó๑)
/(=∵=)\
(๑╹ᆺ╹)
(•ㅅ•)
(ㅇㅅㅇ❀)
U(•ㅅ•)U
 ̄(•ㅅ•) ̄
⁽⁽˙˟˙⁾⁾
/(・x・)\
( ・×・)
Resposta:
Explicação:
legais- O álcool. Essa é a droga que tem maior aceitação social. Na Espanha, seu consumo é legal somente após os 18 anos de idade.
A nicotina. O tabaco é uma das drogas mais consumidas. Gera dependência, que pode ser avaliada com o Teste de Fagerström.
A cafeína. A cafeína tem efeitos no sistema nervoso, portanto, pode ser considerada uma substância psicoativa. No entanto, seus efeitos são muito menores e seu consumo em quantidades normais não é perigoso. A cafeína é encontrada principalmente no café, mas também em refrigerantes.
A teobromina e a teofilina. Do mesmo modo que a cafeína, não são perigosas em quantidades normais. Elas podem ser encontradas em chás e no chocolate.
Os fármacos. Principalmente os psicofármacos, os quais alteram o SNC. Entre eles, estão os benzodiazepínicos e as anfetaminas (mediante receita médica). O uso dos fármacos é medicinal e devem ser utilizados com controle médico.
ilegais- A maconha. É considerada a droga ilegal mais consumida. É obtida da planta do cânhamo chamada cannabis sativa. Seu princípio ativo é o tetrahidrocanabinol.
O haxixe. É obtido a partir da resina da mesma planta e compartilha do mesmo princípio ativo.
A cocaína. Essa droga ilegal é obtida das folhas de coca chamada erythroxylum coca. Além de consumi-la, também é ilegal cultivá-la e vendê-la.
A MDMA. É conhecido como ecstasy e é ilegal devido aos perigos e graves consequências que seu uso traz para a saúde.
As anfetaminas ou speed. São consideradas ilegais quando usadas sem controle médico para fins recreativos.
A heroína. É ilegal fabricá-la, vendê-la e estar de posse dessa substância. Ela tornou-se ilegal depois de observar suas sérias consequências.
A fenciclidina ou PCP. Embora tenha sido utilizada para fins analgésicos, hoje em dia é uma droga ilegal.
O LSD ou dietilamida de ácido lisérgico. Tinha uso psiquiátrico, mas tornou-se ilegal devido aos seus efeitos alucinógenos.
A cetamina. É usada para fins anestésicos, mas também tornou-se ilegal por seus efeitos alucinógenos.
O popper ou nitrito de amila. É um vasodilatador que tornou-se ilegal após ser consumido com fins recreativos.
Os cogumelos alucinógenos. Contêm psilocibina e psilocina e são ilegais porque produzem alucinações.