1- (UFC-CE) As esponjas desempenham papéis importantes em muitos habitat marinhos. A natureza porosa das esponjas as torna uma habitação ideal para vários crustáceos, equinodermos e vermes marinhos. Além disso, alguns caramujos e crustáceos têm, tipicamente, esponjas grudadas em suas conchas e carapaças, tornando-os imperceptíveis aos predadores. Nesse caso, a esponja se beneficia por se nutrir de partículas de alimento liberadas durante a alimentação de seu hospedeiro. As relações ecológicas presentes no texto são *
a) protocooperação e competição.
b) inquilinismo e protocooperação.
c) Inquilinismo e parasitismo.
d) Competição e predação.
e) Parasitismo e predação.
2- Sabemos que o mutualismo ocorre quando seres de espécies diferentes mantêm relações em que ambos são beneficiados. Marque a alternativa que indica organismos que estabelecem uma interação mutualística. *
a- Fungos e algas
b- Tubarão e rêmoras
c- Piolho e ser humano
d- Bromélias e árvores
e- Leões e zebras
3- O efeito estufa consiste no aquecimento anormal do planeta nas últimas décadas, devido a uma maior retenção atmosférica do calor solar absorvido na sua superfície terrestre. Atividades típicas da Era Industrial são consideradas as causas mais prováveis. No efeito estufa, o calor encontra maior dificuldade para se irradiar para fora do planeta devido: *
a- À redução da concentração do N2 atmosférico, fixado industrialmente na produção de fertilizantes químicos.
b- À redução da camada de ozônio, resultante principalmente da emissão dos gases CFCs (clorofluorcarbonos) na atmosfera.
c- Ao aumento da concentração de SO2 atmosférico e da chuva ácida, provocados pela emissão de gases nos escapamentos dos automóveis e chaminés de indústrias.
d- Ao aumento da concentração de CO2 atmosférico, como resultante da combustão do petróleo e do carvão mineral e dos desmatamentos seguidos de queima da matéria orgânica.
4- (VUNESP) Nos rios, é lançada, geralmente, grande quantidade de esgoto, provocando, em alguns casos, a morte de muitos peixes. Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais: *
a- Aumento na quantidade de oxigênio e diminuição na quantidade de bactérias anaeróbicas.
b- Aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e conseqüente aumento na quantidade de oxigênio.
c- Diminuição na quantidade de oxigênio e aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas.
d- Aumento no número de indivíduos herbívoros que eliminam grande parte de fitoplâncton.
e- Diminuição da quantidade de alimento com conseqüente mortandade dos peixes, a longo prazo.
Respostas
1-B
2-A
3-D
4-C
Espero ter ajudado!!
1. As relações ecológicas apresentadas no texto são inquilinismo e protocooperação. Alternativa B.
No inquilinismo tem-se um ser vivo sendo utilizado como moradia por outro ser vivo, e nesse caso as esponjas são utilizadas como abrigo por outras espécies, portanto é um caso de inquilinismo.
Já na protocooperação tem-se um caso em que as duas espécies se beneficiam da relação estabelecida entre elas e assim podem viver melhor. Porém, diferente do mutualismo, essa relação não é obrigatória, pois os dois indivíduos conseguem sobreviver separadamente.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/41586717
2. Os fungos e algas estabelecem interação de mutualismo. Alternativa A.
Os líquens são uma relação ecológica de mutualismo entre as algas e os fungos, que se relacionam de forma íntima, garantindo a sobrevivência das duas espécies em um meio em que nenhuma das duas conseguiria sobreviver sozinhos.
O mutualismo é uma relação interespecífica harmônica, da qual os dois seres dependem para sobreviverem. Portanto, é uma relação obrigatória. No caso dos líquens, tem-se as algas fazendo a atividade fotossintética e gerando matéria orgânica para os fungos, enquanto os fungos mantêm a umidade necessária para a sobrevivência das algas.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/41586717
3. O efeito estufa é causado por um aumento da concentração de CO2 emitido na combustão de combustíveis fósseis e redução da fotossíntese. Alternativa D.
Todos os gases presentes no ar atmosférico têm sua importância para a manutenção da vida, inclusive o dióxido de carbono. Quando esse gás é presente em excesso na atmosfera, ele fica aprisionado abaixo da camada de ozônio ocasionando o efeito estufa.
Em nossa respiração eliminamos CO2 a todo segundo, pois esse gás é um dos produtos da respiração celular. Porém, os seres fotossintetizantes utilizam o CO2 para produzir seus próprios alimentos, de forma que o retiram do ar e liberam O2. Ou seja, esses dois gases vivem em um ciclo de equilíbrio.
O problema é quando começamos a queimar combustíveis fósseis, que é matéria orgânica morta, e liberar uma grande quantidade de CO2 no ambiente. Para colaborar com o quadro de efeito estufa e superaquecimento, o ser humano destrói florestas, reduzindo assim a população de seres fotossintetizantes que seriam responsáveis por utilizar esse CO2 em excesso.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/22265062
4. O despejo de matéria orgânica diminui a quantidade de oxigênio e aumenta a quantidade de bactérias anaeróbicas. Alternativa C.
A contaminação da água por material orgânico causa a eutrofização, levando a uma superpopulação de algas que se alimentará desse material. Com isso elas formam uma camada densa na superfície da água, impedindo a penetração de luz e impedindo a ocorrência da fotossíntese, levando à morte de muitos organismos autótrofos.
Ocorrerá, então, um novo acúmulo de matéria orgânica, que vai ser decomposta por bactérias aeróbicas, que vão utilizar o oxigênio da água e liberar produtos tóxicos, tornando a água imprópria para uso e com mau cheiro. Aí, sem oxigênio haverá uma proliferação de bactérias anaeróbicas, constituindo a eutrofização.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/5956955