A tênia, verme achatado dorso ventralmente, tem em cada uma de suas proglotes o órgão sexual masculino e o órgão sexual feminino, com isso realiza a autofecundação. Em relação a esse processo reprodutivo pode-se dizer que, quando ocorre a autofecundação, obtêm-se indivíduos:
O haploides, um cromossomo de cada tipo
O geneticamente iguais ao pai
O provenientes de reprodução sexuada
O diploides e dioicos, com um tipo de sexo
Respostas
Resposta:
C- o provenientes de reprodução sexuada
Explicação:
confia
Resposta:
C)
Explicação:
Vamos lá:
Primeiramente é preciso esclarecer como a autofecundação funciona. Este tipo de fecundação é classificado como reprodução sexuada, e nele temos a presença do gameta feminino (óvulo) e do gameta masculino (espermatozoide ou pólen, no caso dos vegetais). Tais gametas são produzidos pelo mesmo organismo de um mesmo ser vivo (se verifica naturalmente em vegetais). Os seres vivos que possuem os gametas masculino e feminino são chamados de hermafroditas, tendo o termo mais atual de intersexo. Na reprodução por autofecundação não ocorre troca de gametas entre indivíduos. É o cruzamento do indivíduo com ele próprio. Como característica deste mecanismo reprodutivo, há a ocorrência de um grau muito intenso de endogamia, ou seja, a descendência possuirá alto grau de parentesco entre si e seus genitores.
Sabendo disso vamos analisar os itens:
a) Incorreto - São organismos diploides e com dois sexos no mesmo indivíduo.
b) I ncorreto - Por ser uma reprodução sexuada teremos contribuição de 50% da carga genética da mãe a outra do pai. Por mais que sejam gametas do mesmo indivíduo, ao sofrerem meiose, ocorre uma recombinação dos genes, gerando dessa forma indivíduos diferentes. Se fosse reprodução assexuada, aí sim seria geneticamente igual ao "pai" por se tratar de uma cópia genética.
c) Verdadeiro.
d) Incorreto - São organismos diploides, mas não dioicos (sexo separado) e com um tipo só de sexo (hermafroditas).
Espero que tenha ajudado a esclarecer a sua dúvida, qualquer coisa estou à disposição.
Bons estudos!
Atenciosamente.
Profa. Mayara Setúbal Oliveira Araújo