A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi o resultado da compra da Luisiana francesa pelo governo central, da anexação de territórios mexicanos, da distribuição de pequenos lotes de terra para colonos pioneiros, da expansão das redes de estradas de ferro, assim como da anexação de terras indígenas.
Esse processo expansionista foi ideologicamente justificado pela doutrina do Destino Manifesto, segundo a qual
a) o direito pertence aos povos mais democráticos e laboriosos.
b) o mundo deve ser transformado para o engrandecimento da humanidade.
c) o povo americano deve garantir a sobrevivência econômica das sociedades pagãs.
d) as terras pertencem aos seus descobridores e primeiros ocupantes.
e) a nação deve conquistar o continente que a Providência lhe reservou.
Respostas
Resposta: alternativa (e) a nação deve conquistar o continente que a providência lhe reservou
Explicação: A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi justificada pela ideologia do Destino Manifesto, segundo a qual estaria no destino do povo estadunidense “conquistar o continente que a Providência lhe reservou”. Nesse sentido, como mencionado no texto, expandiram seus territórios mediante compra, guerras e anexações.
É correta a alternativa E, tendo sido a Doutrina do Destino Manifesto uma forma de justificar ideologicamente, tomando por base crenças de natureza religiosa, a ocupação por parte dos estadunidenses de uma série de territórios até então habitados por diversos povos nativos.
Também justificou a guerra expansionista contra o México, que deu aos Estados Unidos o controle das regiões do Texas e da Califórnia. Estas ideias estão também na base do Excepcionalismo americano, que ainda são bastante comuns na sociedade estadunidense e estabelecem que o país é completamente diferente de qualquer outro, de modo que aquilo que vale "para os outros países" não necessariamente é verdade para os Estados Unidos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/10878804