Respostas
Resposta:
O Plano SALTE (iniciais de Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) foi um plano econômico lançado pelo governo brasileiro de Eurico Gaspar Dutra. O objetivo do SALTE era estimular e melhorar o desenvolvimento de setores de saúde, alimentação, transporte e energia por todo o Brasil, assim ajudando e melhorando as condições de vida da população brasileira.
Foi apresentado ao Congresso por mensagem presidencial em maio de 1948[1], porém foi aprovado apenas em 1950. Os recursos para sua execução vieram de empréstimos externos e da receita federal. Acabou sendo abandonado em 1951 por não terem sido alcançados os objetivos pretendidos. Esse plano tinha como ideia aumentar as tropas marítimas e aéreas
Entretanto, o Plano SALTE resultou na construção das seguintes obras: na áreas da Saúde, o Hospital dos Servidores do Estado (RJ), construído como sendo o maior hospital da América Latina;e o hospital do subúrbio em Salvador; na área de transportes, tem-se a conclusão da Rodovia Rio – Bahia e a nova Rodovia RJ – SP (Rodovia Presidente Dutra); no campo da energia, foi construída a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no Rio São Francisco.
O fracasso do Plano Salte veio juntamente com a inflação gerada pela intervenção do Estado na economia, através da criação de crédito e impressão de moeda sem lastro.
Explicação: