o Brasil e a alemanha tinham contextos diferentes para fechar um acordo de migração na segunda metade do século XIX. Cite porque os alemães se sentinham motivados a emigrar e qual era o intereçe do Brasil ao receber éssa população ?
Respostas
Resposta: A imigração alemã no Brasil foi o movimento migratório ocorrido nos séculos XIX e XX de alemães para várias regiões do Brasil. As causas desse processo podem ser encontradas nos frequentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil. Em 1986, Born e Dickgiesser estimaram em 3 milhões e 600 mil o número de descendentes de alemães no Brasil. Segundo outra pesquisa, de 1999, do sociólogo, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Simon Schwartzman, 3,6% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter ancestralidade alemã, percentual que, numa população de cerca de 200 milhões de brasileiros, representaria 7,2 milhões de descendentes. Em 2004, o Deutsche Welle citou o número de 5 milhões de brasileiros descendentes de alemães. Segundo pesquisa de 2016 publicada pelo IPEA, em um universo de 46 801 772 nomes de brasileiros analisados, 1 525 890 ou 3,3% deles tinham o único ou o último sobrenome de origem germânica.
a partir de 1850, o Brasil começou a receber imigrantes de outros países europeus que saiam de suas nações em busca de terras e de uma vida melhor. como o brasil precisava ocupar suas fronteiras para não perdê-las para os países vizinhos, começou a estimular a imigração dessas pessoas.