• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marialuizafreitas200
  • Perguntado 6 anos atrás

O profissional psicopedagogo que atua na escola pode ter uma ação preventiva de possíveis dificuldades de aprendizagem nos escolares. Por isso é tão importante ter conhecimentos dos diferentes fatores que podem favorecer ou não a boa aprendizagem dentro de uma instituição. Este profissional conduz as dificuldades das crianças na construção de suas ideias, pensamentos, comportamentos e conhecimentos. Entre as várias formas de comportamento infantil é o desenho uma das mais ricas e elucidativas. A linguagem e o desenho constituem o mais seguro caminho para se atingir a estrutura do pensamento infantil a marcha do seu raciocínio, as formas de sua lógica. O desenho e o momento da evolução mental da criança, que completa a linguagem e anuncia o próximo advento da criança. (FONTOURA, 1972, p.252). FONTOURA, A. Psicologia educacional: A escola viva. Rio de Janeiro: Aurora, v. 5, 1972. Tendo como base o trecho acima e os estudos da disciplina, elabore um texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, dissertando sobre os 3 tópicos abaixo: - A importância do psicopedagogo conhecer as etapas evolutivas do desenho infantil. - A importância de utilizar o desenho como recurso para o desenvolvimento da linguagem principalmente para a criança em que a comunicação escrita não é de seu domínio. - Para fechar o seu texto, descreva sobre a necessidade do psicopedagogo também conhecer o papel do professor no desenvolvimento do desenho da criança.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
6

O psicopedagogo tem como função facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

É papel do psicopedagogo compreender como os indivíduos constroem seu conhecimento, de como os aprendizados são familiarizados. Por isso é importante conhecer as etapas do desenho infantil.

É a partir do desenho que as crianças se comunicam, expressam a sua visão de mundo.

Na fase de garatujas, por exemplo, as crianças fazem rabiscos para representar seus sentimentos e sensações, além de outras atitudes que os pequenos desejariam ter feito.

Esses desenhos são desordenados e a criança não tem consciência de que o risco é o resultado dos movimentos que são realizados pelo lápis.

Esses desenhos são realizados na fase de 0 a 2 anos.

Na fase de pré-esquematismo não existe uma relação entre os elementos que a criança desenhou, por isso não pode ser uma verossimilhança.

Na fase de pseudo naturalismo, em que a criança já possui mais de 10 anos a mesma já passa a desenhar as suas inquietudes, angústias, etc. Nessa fase a mesma já consegue apresentar desenhos mais nítidos.

Abraços!

respondido por: ryandejesus120
1

Resposta:

É papel do psicopedagogo compreender como os indivíduos constroem seu conhecimento, de como os aprendizados são familiarizados. Por isso é importante conhecer as etapas do desenho infantil.

É a partir do desenho que as crianças se comunicam, expressam a sua visão de mundo.

Explicação:

Perguntas similares