Leia o texto abaixo para responder as questões:
No Espírito Santo, existem duas etnias, os povos indígenas Tupinikim e Guarani Mbya. Ambos situam-se em Aracruz, município localizado no litoral norte do estado e distante da capital Vitória cerca de 83 kilômetros.
A presença dos povos Tupinikim no estado é anterior à chegada dos europeus ao Brasil.
Desde os primórdios da colonização da capitania do Espírito Santo, ocorreram lutas entre índios e portugueses. Em 1535, há relatos de que o donatário Vasco Fernandes Coutinho teria enfrentado os indígenas a partir da edificação de Vila Velha. Os índios contrários ao projeto colonial refugiaram-se na Mata Atlântica, de onde investiam contra os núcleos coloniais e seus moradores.
Além disso, como forma de resistir à colonização portuguesa, os Tupinikim, situados próximos ao rio São Mateus, preferiram aliar-se aos franceses ajudando-os a carregar seus navios com pau-brasil.
Devido à aliança com os franceses, os índios sofreram severas punições por meio de guerras. Durante a segunda metade do século XVI, os Tupinikim estavam reduzidos numericamente, devido à escravização, à destruição das aldeias e à dizimação.
No século XVII, …, os Tupinikim aldeados já haviam perdido seus padrões de cultura, encontrando-se, pois, destribalizados. Em 1617, um grupo de 500 índios sofreu um longo deslocamento a fim de servir como mão-de-obra na região de São Pedro da Aldeia, atual Cabo Frio. No século XVII, os Tupinikim encontravam-se falantes da língua geral e convertidos ao cristianismo.
Durante o século XVII até o início do século XIX, os indígenas do litoral do Espírito Santo passaram a sofrer ataques dos Botocudos, principalmente nas regiões entre os rios Doce e Mucuri. A política indígena do governo imperial promovia ataques de extermínio aos Botocudos, considerados como ameaça à civilização.
Diante desse contexto, os Tupinikim eram submetidos às pressões dos Botocudos que promoviam ataques incessantes às suas regiões e também eram perseguidos pelo governo oficial, pelo fato de serem índios. Nesse ambiente de pressões, os Tupinikim preferiam assumir-se como caboclos, falando a língua nacional e mestiçando-se com intuito de sobreviverem à tamanhas adversidades as quais não era reconhecida oficialmente pelo governo.
No século XX, os povos Tupinikim viviam de maneira esparsa no município de Aracruz. Seus núcleos familiares eram distantes uns dos outros. Sobreviviam principalmente da coleta de mariscos. Alguns índios trabalhavam na cidade exercendo atividades como domésticas, pedreiros, pescadores, carvoeiros, dentre outros.
1- Desde os primórdios da colonização da capitania do Espírito Santo, ocorreram lutas entre índios e portugueses. Dentro deste contexto e do texto, identifique as questões verdadeiras e as falsas:
I. Em 1535, há relatos de que o donatário Vasco Fernandes Coutinho teria enfrentado os indígenas a partir da edificação de Vila Velha.
II. Os índios contrários ao projeto colonial refugiaram-se na Mata Atlântica, de onde investiam na luta entre eles.
III. Como forma de resistir à colonização portuguesa, os Tupinikim, situados próximos ao rio São Mateus, preferiram aliar-se aos franceses ajudando-os a carregar seus navios com pau-brasil.
IV. Devido à aliança com os franceses, os índios sofreram severas punições por meio de guerras.
De acordo com as alternativas, está correto: *
V/ F/ V/ V
V/ V/ F/ F
F/ F/ V/ V
F/ V/ F/ V
2- Como forma de resistir à colonização portuguesa, os Tupinikim, situados próximos ao rio São Mateus, preferiram aliar-se a outros povos ajudando-os a carregar seus navios com pau-brasil. Devido à essa aliança, os índios sofreram severas punições por meio de guerras. Que povos foram esses? *
Espanhóis.
Alemães.
Franceses.
Portuguses.
3. Diante do contexto a cima, os Tupinikins eram submetidos às pressões dos Botocudos que promoviam ataques incessantes às suas regiões e também eram perseguidos pelo governo oficial, pelo fato de serem índios. Nesse ambiente de pressões, os Tupinikins preferiam assumir-se como caboclos, falando que língua? *
Língua Cultural Permanente.
Língua Nacional e Mestiça.
Língua TupinikinsNiws.
Língua Portuguesa.
4. Sobre o que fala o texto: *
European immigrants.
Asian immigrants.
African peoples.
Indigenous peoples.
5. Quando aconteceu a presença dos povos Tupinikim no estado: *
Before Europeans.
After Europeans.
They arrived together.
N.D.A.
I. Verdadeira, isso é dito no texto
II. Falsa, os índios não investiam na luta entre eles, eles investiam contra os núcleos coloniais e seus moradores
III. Verdadeira, podemos identificar que isso foi dito no texto, então, correta
até agora, temos V/F/V, já descobrimos que é a primeira, mas tbm vou colocar a IV
IV. Verdadeira, identifiquei primeiro ela
então, a primeira é a correta (V/F/V/V)
Respostas
Resposta:
1- V/F/V/V
2- os portugueses
3- segunda alternativa, se assumiram como caboclos, falando a língua Nacional e Mestiça
4- Indigenous peoples
5- Before Europeans
Explicação:
1- I. Verdadeira, isso é dito no texto
II. Falsa, os índios não investiam na luta entre eles, eles investiam contra os núcleos coloniais e seus moradores
III. Verdadeira, podemos identificar que isso foi dito no texto, então, correta
até agora, temos V/F/V, já descobrimos que é a primeira, mas tbm vou colocar a IV
IV. Verdadeira, identifiquei primeiro ela
então, a primeira é a correta (V/F/V/V)
2- Acredito que foram os portugueses, já que os índios e os franceses formaram uma aliança. Aliás, os portugueses e franceses não se davam bem.
3- "os Tupinikim preferiam assumir-se como caboclos, falando a língua nacional e mestiçando-se com intuito de sobreviverem à tamanhas adversidades as quais não era reconhecida oficialmente pelo governo." Sendo assim, a certa é a segunda, pois eles se assumiram caboclos, falando a língua Nacional e Mestiça.
4- A quarta opção, o texto fala sobre os povos indígenas (Indigenous peoples)
5- "A presença dos povos Tupinikim no estado é anterior à chegada dos europeus ao Brasil." Então, os povos Tupinikim vivem lá desde antes da chegada dos europeus (Before Europeans)
bons estudos :)