Questão 09 - A partir da leitura do poema “Versos a um coveiro” de Augusto dos Anjos, assinale a alternativa correta: (A) Fica evidente que a abordagem de termos patológicos, mórbidos e pútridos afasta a possibilidade de o presente soneto ser considerado relevante para o universo da literatura brasileira. (B) Augusto dos Anjos prioriza termos científicos na poesia em questão, esse emprego concede tom de racionalidade à morte, tratada de forma quantificável pelo poeta. (C) Para Augusto dos Anjos, o cientificismo, disposto a abranger temas como o cálculo algébrico, a crítica literária e a arquitetura, servia para retirar o caráter subjetivo da poesia. (D) A poesia de Augusto dos Anjos é essencialmente social, o que fica evidente nos versos: “continua a contar na paz ascética / dos tábidos carneiros sepulcrais”. (E) A falta de objetividade marca o tom da poesia de Augusto dos Anjos, o qual de forma alguma se utiliza de cálculos matemáticos em suas produções, priorizando a escolha de um léxico rebuscado e impreciso.
Anexos:
Respostas
respondido por:
6
A alternativa correta é a letra B: Augusto dos Anjos prioriza termos científicos na poesia em questão, esse emprego concede tom de racionalidade à morte, tratada de forma quantificável pelo poeta.
O tema principal da obra de Augusto dos Anjos, "Versos a um coveiro" é a morte.
Augusto dos Anjos faz uso de termos científicos, ligados à matemática e a biologia para dar tom de racionalidade à morte, isto fica evidente em trechos como:
"Pitágoras da última aritmética"
"Tíbias, cérebros, crânios, rádios e úmeros".
O eu lírico aborda a morte como algo racional, não existe subjetividade envolvida. O intuito é apresentar a morte sem mistificação.
Nota-se ainda que é uma poesia muito objetiva, não existe dupla interpretação.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás