O território brasileiro que conhecemos hoje sempre foi assim? Como os conflitos e tensões contribuíram para a atual configuração do território brasileiro? Que tipos de conflitos acontece nas diferentes regiões do Brasil? Quais os motivos e as consequências desses conflitos? E no Estado de São Paulo, quais conflitos foram registrados? Para responder todas essas questões e tantas outras sobre a formação territorial do Brasil, será necessário aprofundar os estudos geográficos por meio de diferentes linguagens e contar com o apoio de outros componentes curriculares, como a Língua Portuguesa e História, ao longo do Ensino
Respostas
Resposta:
1) Sim, No passado quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses o territorio foi dado uma forma no mapa da américa do sul. Os portugueses começaram a explorar riquezas. Os espanhois resolveram também explorar o brasil, foi assim que uma parte do Brasil fico com os espanhois e o resto com os portugueses. Depois de muito tempo eles resolveram trocar de estados até que então virou a forma de hoje.
2) A evolução territorial do Brasil remonta ao século XV, ao início da chamada Era dos Descobrimentos, quando se impôs a partilha das terras descobertas entre as monarquias ibéricas, pioneiras nas Grandes Navegações. A partir de então, a formação do território do Brasil sucede-se em uma série de iniciativas e questões, que culminam no início do século XX, com a definição das fronteiras terrestres, e prosseguem em nossos dias, no tocante à fixação das fronteiras marítimas, na questão denominada pela Marinha do Brasil como "Amazônia Azul".
3) Esta é uma lista de guerras, rebeliões e conflitos envolvendo o Brasil desde o período colonial até os dias atuais.
...
Brasil Colonial.
Conflito Guerra dos Bárbaros (1683–1713)
Combatente 1 Império Português Estado do Brasil
Combatente 2 Confederação dos Cariris
4)
Guerra dos Bárbaros foram os conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas tapuias que aconteceram nas capitanias do Nordeste do Brasil, a partir de 1683.Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e BrasilDom Pedro foi coroado imperador e nomeado como d. Pedro I em 1º de dezembro de 1822. Com isso, foi inaugurado o Primeiro Reinado (1822-1831). Outra consequência da independência foi o endividamento do país, já que Portugal cobrou dois milhões de libras do Brasil como indenização.A Confederação dos Cariris foi um movimento de resistência indígena, ocorrido no Nordeste brasileiro (principalmente Ceará), entre os anos de 1683 e 1713. A principal causa deste movimento foi a oposição dos índios da nação Kiriri à presença e ocupação dos portugueses em suas terras.
5) São Paulo – Pelo menos 52 mil pessoas foram vítimas de conflito no meio rural de São Paulo entre 2014 e 2015, segundo relatório inédito do Observatório dos Conflitos Rurais em São Paulo, que reúne pesquisadores de diferentes universidades paulistas e militantes sociais da área de direitos humanos. Foram documentados, ao todo, 174 episódios de conflitos envolvendo diversas populações do estado, que é tido como o mais moderno e economicamente avançado no país.
Explicação:
Espero ter lhe ajudado...