Respostas
Resposta:
A energia eólica é obtida através do aproveitamento das massas de ar (vento) para a geração de eletricidade. Esse processo consiste na transformação de energia cinética em energia elétrica. Para isso, é necessária a instalação de hélices, conectadas a um gerador de eletricidade (central eólica). As hélices possuem o mesmo formato das asas dos aviões e apresentam a mesma aerodinâmica, aumentando a eficiência na captação dos ventos.Os ventos irão girar as hélices, transformando energia cinética em energia mecânica. Posteriormente, um gerador converterá essa energia em eletricidade. A quantidade de energia produzida dependerá de vários fatores, como a topografia do terreno, atuação dos ventos, extensão do parque eólico, tamanho das hélices e estrutura das instalações. Regiões com baixa intensidade de vento são inviáveis, pois o investimento para a instalação de um parque eólico é muito elevado.
Fator negativo: é importante ressaltar que a energia eólica não está totalmente isenta de problemas socioambientais. As hélices podem ser atingidas por pássaros, além de produzirem ruídos excessivos (poluição sonora) e interferirem nas transmissões de rádio e TV. Contudo, esses empecilhos são bem inferiores se comparados àqueles causados pelas fontes de origem fóssil.
Fator positivo: é uma fonte renovável (inesgotável na natureza) e a que menos gera impactos ambientais, é uma ótima alternativa para a produção de eletricidade com sustentabilidade, porém essa fonte é pouco utilizada, respondendo por menos de 0,1% da matriz energética mundial.