A Regência iria enfrentar uma série de rebeliões nas províncias, marcadas pela reação das elites locais contra o centralismo monárquico levado a efeito pelos interesses dos setores ligados ao café da Corte, como a Cabanagem, no Pará, a Balaiada, no Maranhão, e a Sabinada, na Bahia. Mas, de todas elas, a Revolução Farroupilha era aquela que mais preocuparia, não só pela sua longa duração como pela sua situação fronteiriça da província do Rio Grande, tradicionalmente a garantidora dos limites e dos interesses antes lusitanos e agora nacionais do Prata. PESAVENTO, S. J. Farrapos com a faca na bota. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. A característica regional que levou uma das revoltas citadas a ser mais preocupante para o governo central era a * a) autonomia bélica local. b) coesão ideológica radical. c) liderança política situacionista. d) produção econômica exportadora. e) localização geográfica estratégica.
Respostas
respondido por:
54
Resposta:
letra E, localização geográfica estratégica
Explicação: do progressão ne
respondido por:
47
Letra E. A razão regional que levou uma das revoltas citadas a ser mais preocupante para o governo central era posição geográfica estratégica que ela possuía. As características comuns entre as Revoltas Regenciais são o aproveitamento da relativa fragilidade política do Brasil Império, a busca por direitos sociais e tentativas de formação de territórios independentes.
Dentre as revoltas do Período Regencial, podemos citar a Cabanagem, por exemplo, cuja principal causa foi a luta por melhores condições; que durou de 1835 até 1840. A Revolta dos Males (1835) também possuía intenções semelhantes.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás