Por que os estereótipos de gênero são prejudiciais?
Respostas
Resposta:
De acordo com o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), um estereótipo de gênero "é uma opinião ou um preconceito generalizado sobre atributos ou características que homens e mulheres possuem ou deveriam possuir ou das funções sociais que ambos desempenham ou deveriam desempenhar". Portanto, um estereótipo de gênero é prejudicial ao limitar a capacidade de homens e mulheres para desenvolverem suas aptidões pessoais, terem uma carreira profissional e tomarem decisões sobre suas vidas e projetos vitais.
Os estereótipos de gênero afetam meninas de todo o mundo â independentemente do nível de desenvolvimento de seu país â e são fomentados pela sociedade em geral, desde os pais até os professores. Essa é uma das principais conclusões do estudo Global Early Adolescent Study elaborado pela OMS e pela Universidade John Hopkins. E isso, apesar de algumas pessoas considerarem como trivial, tem consequências muito prejudiciais para as meninas desde muito cedo, pois reduz suas ambições e limita suas opções profissionais.
Explicação:
Resposta:
A autoestima, a ambição e as expectativas das meninas são as primeiras vítimas dos estereótipos de gênero. Portanto, erradicar os clichês e seus comportamentos associados deveria ser prioritário para qualquer sociedade e deve começar nas escolas. Algumas iniciativas defendem a introdução de referências femininas nas salas de aula como primeiro passo.
Explicação: