Comente o que estabelece o princípio da verticalidade formulado pela arquitetura gótica.
Respostas
Resposta:
A Arquitetura Gótica refere-se a um estilo arquitetônico que vigorou durante a Baixa Idade Média (século X ao XV).
As igrejas, as catedrais, as basílicas e os mosteiros são as principais referências da arquitetura gótica. Por isso, a arte gótica é também conhecida como a “arte das catedrais”.
Note que a religião esteve muito presente nesse período, visto que a Idade Média foi marcada pelo teocentrismo (Deus no centro do mundo).
Assim, durante um longo período da história da humanidade (séculos V ao XV), a arte esteve caracterizada por dois estilos: estilo gótico e estilo românico.
Além da arquitetura gótica, esse estilo também foi desenvolvido na escultura e da pintura.
Os principais elementos da arquitetura gótica são:
Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas.
Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros.
Abóbodas: as mais utilizadas no estilo gótico foram as abóbadas de cruzaria. São estruturas côncavas utilizadas nos tetos.
Arcobotante: estrutura em forma de meio arco, as quais eram utilizadas para conferir maior sustentação às altas construções góticas.
Florão: em forma de flor, esses elementos decorativos feitos em pedra eram colocados em locais altos do exterior das construções.
Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico. Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções.
Rosácea: elemento decorativo circular e colorido preenchido com vitrais, o qual era utilizado nos portais de entradas das igrejas. Permitiam maior entrada de luz e recebe esse nome pois tem a forma de uma rosa.
Gárgulas: estrutura situada nas calhas dos telhados com o intuito de escoar água. Normalmente, eram adornadas com figuras animalescas e monstruosas. Há lendas de que essas criaturas eram guardiões das igrejas e durante a noite ganhavam vida.
Características da Arquitetura Gótica
As principais características da arquitetura gótica são:
Temas religiosos
Arte monumental e suntuosa
Verticalidade das construções
Torres pontiagudas e esguias
Grande ornamentação
Paredes mais finas e leves
Maior número de janelas e portas
Grande iluminação interior
Planta arquitetônica com formato de cruz latina