Respostas
Resposta:
Sistema Nervoso Periférico. O sistema nervoso periférico(SNP) é o aparelho do sistema nervoso formado por nervos e neurônios que residem ou se estendem para fora do sistema nervoso central,(SNC) em direção aos membros e órgãos. A principal função do SNP é conectar o SNC aos membros e órgãos
Resposta:
O SNP é o sistema nervoso periférico esse é responsável por coletar informações da periferia do corpo como órgão músculos, ossos e tudo mais e levar ao SNC.
De modo que o sistema nervoso periférico é responsável ainda por alguns movimentos, antes consciência desses, são esses movimentos conhecidos como arco reflexo, os quais tem a função de livrar o corpo de perigo eminente de forma rápida, por isso primeiramente ocorre o movimento e só depois a consciência do mesmo.
O SNP é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.
→ Componentes do Sistema Nervoso Periférico
Nervos
Os nervos são vários cordões formados por certas fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. Estas tais estruturas são responsáveis por unir o sistema nervoso central aos órgãos do nosso corpo, conduzindo, pelas fibras, os nossos impulsos nervosos. As fibras que conduzem o estímulo até o SNC são chamadas de sensitivas, e aquelas que trazem a resposta podem ser chamadas de motoras.
Os nervos podem ser espinhais (ou espinais) ou cranianos. Esses últimos unem-se com o encéfalo, e os nervos espinhais estão unidos à parte da medula espinhal. Existem doze pares de nervos cranianos, que são responsáveis por inervar principalmente estruturas da cabeça e do pescoço. São nervos cranianos: nervo olfatório, nervo óptico, nervo oculomotor, nervo troclear, nervo abducente, nervo glossofaríngeo, nervo trigêmeo, nervo facial, nervo vestíbulo-coclear, nervo vago, nervo acessório e nervo hipoglosso.
Os nervos espinhais, por sua vez, inervam o tronco, membros e algumas regões da cabeça. Eles estão conectados à medula e partem dos forames intervertebrais da coluna. No total, são 31 pares de nervos espinhais, que recebem as denominações de cervicais, torácicos, lombares, sacrais e coccígeos.
Na porção terminal dos nervos, é possível ver as terminações nervosas, as quais podem ser sensitivas ou motoras. As sensitivas são aquelas que conseguem captar estímulos, tais como calor, pressão e luz. Já as motoras terminam nos músculos e glândulas e funcionam de maneira parecida com as sinapses entre neurônios.
Gânglios
Os gânglios são regiões dilatadas que estão localizadas nos caminhos percorridos pelos nervos. Eles são formados pelo acúmulo de corpos celulares e estão situados fora do SNC.