• Matéria: História
  • Autor: biribinha12341
  • Perguntado 6 anos atrás

A cidadania expressa-se no usufruto de direitos civis, políticos e sociais. Vargas, no Estado Novo (de 1937 a 1945), atendeu às demandas sociais com a legislação trabalhista. Porém, ao iniciar o governo, restringiu o exercício da cidadania, no que concerne aos direitos políticos, ao A) submeter a administração dos Estados ao controle dos órgãos federais. B) centralizar o poder, governando com base em medidas provisórias e decretos-leis. C) fechar o Congresso, extinguindo os partidos políticos e outorgando uma nova Constituição. D) fortalecer a liderança pessoal do presidente junto aos trabalhadores, por meio da garantia de direitos sociais. E) nomear militares para postos no governo dos estados nordestinos, limitando o poder dos antigos oligarcas.


isamaragiisa: Regime ditatorial de feições corporativas, instaurando por Getúlio Vargas, em 1937, o Estado Novo teve seu fim em outubro de 1045, devido:

Respostas

respondido por: franabraba
3

Resposta:

letra c

Explicação:

fechar o Congresso, extinguindo os partidos políticos e outorgando uma nova Constituição.

respondido por: maarigibson
0

A restrição de direitos no governo Vargas ocorreu a partir de medidas autoritárias no Estado Novo (letra C).

Durante o seu governo, Vargas adotou políticas de centralização do poder, com o fechamento do Congresso Nacional e a abolição da Constituição de 1891, entrando em vigor a Constituição conhecida como "Polaca", porque foi outorgada.

Ele também nomeou interventores para governar os estados, em sua maioria tenentes que participaram da Revolução de 1930, tentando aniquilar o poder dos coronéis. No Estado Novo, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda, que controlava a imagem do governo.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/12268756

Anexos:
Perguntas similares