Um dos conceitos fundamentais na análise do capitalismo feita por Karl Marx é o de materialismo dialético. Com o materialismo dialético, Marx expressa que o movimento da história ocorre tendo por base o antagonismo entre duas classes:
A
a nobreza, que vive de privilégios, e os plebeus, que constituem o restante da sociedade.
B
os grandes latifundiários, que detém o poder político, e os escravos, que eram suas propriedades.
C
os senhores feudais durante a Idade Média, e os vassalos, que lhes devem lealdade.
D
a burguesia, que detém os meios de produção, e o proletariado, que vende sua força de trabalho.
E
os ricos, que acumulam dinheiro com a exploração capitalista, e os servos, que servem a seus caprichos.
ALGUEM SABE PF??
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Para Marx e Engels, há uma contradição interna no sistema capitalista que faz com que os trabalhadores (proletariado) vejam-se como produtores de tudo por meio de sua força de trabalho, mas excluídos do sistema educativo, de saúde e de segurança. Os trabalhadores produzem, mas não conseguem acessar aquilo que é deles por direito.
A burguesia, por sua vez, não trabalha (na ótica marxista, os burgueses apenas administram aquilo que o proletariado produz), mas desfruta daquilo que rende do trabalho proletário e ainda tem acesso aos serviços de saúde, educação e segurança. Essa contradição fez com que Marx e Engels pensassem em uma aplicação prática das ideias resultantes do materialismo histórico dialético.
Para os teóricos alemães, os trabalhadores deveriam tomar consciência de classe e perceber que estão sendo enganados nesse sistema. A partir daí, eles deveriam unir-se e tomar o poder das fábricas das mãos da burguesia e o poder do Estado, que, segundo Marx e Engels, serve à burguesia.
Resposta:
resposta correta é a ALTERNATIVA A
Explicação: