Mulher e família burguesa Uma nova mulher “Durante o século XIX, a sociedade brasileira sofreu uma série de transformações: a consolidação do capitalismo; o incremento de uma vida urbana que oferecia novas alternativas de convivência social; a ascensão da burguesia e o surgimento de uma nova mentalidade – burguesa – reorganizadora das vivências familiares e domésticas, do tempo e das atividades femininas; e, por que não, a sensibilidade e a forma de pensar o amor. Presenciamos, ainda nesse período, o nascimento de uma nova mulher nas relações da chamada família burguesa, agora marcada pela valorização da intimidade e da maternidade. Um sólido ambiente familiar, o lar acolhedor, filhos educados e esposa dedicada ao marido, às crianças e desobrigada de qualquer trabalho produtivo representavam o ideal de retidão e probidade, um tesouro social imprescindível”. (D’INCAO, M. A. A. Família Burguesa. In: História das Mulheres no Brasil. PRIORI, Mary Del (org.).; PINSKY, Carla Bassanezi (coord. de textos). 10a. ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 223.) VAMOS PRATICAR!
a) No texto ‘Uma nova mulher”, quais são as principais mudanças na sociedade brasileira do século XIX apontadas pela autora Maria Ângela D’Incao?
b) Maria Ângela D’Incao cita o “nascimento de uma nova mulher... esposa dedicada ao marido, às crianças e desobrigada de qualquer trabalho produtivo”. Hoje, no século XXI, pode-se afirmar que esse perfil idealizado de mulher permanece igual? Justifique sua resposta.
Respostas
a) NO século 19 há uma valorização da intimidade e da maternidade em que a mulher passa a ser o principal referencial dentro da casa sendo ela a responsável pelo cuidado do lar e na criação dos filhos.
Importante notar que tal ideia ainda perdura durante o século 20 tendo a mulher direitos de trabalhar, votar, etc, apenas depois da década de 30.
b) Não. Hoje a mulher possui direitos basante diferentes, em que ela conquistou a sua independência financeira, são chefes de família e não possuem mais a ideia de serem do lar.
espero ter ajudado!
Resposta:
b) Maria angela D’Incao cita o “nascimento de uma nova mulher... esposa dedicada ao marido, às crianças e desobrigada de qualquer trabalho produtivo”. Hoje, no século XXI, pode-se afirmar que esse perfil idealizado de mulher permanece igual? Justifique sua resposta
R:Em algumas famílias isso ainda acontece,os maridos sustentam a casa e deixam as mulheres privadas a tudo,apenas cuidando dos filhos e da casa,desobrigadas de qualquer trabalho produtivo.Mas em maioria das famílias,a mulher estuda,trabalha,cuida dos filhos,ajuda nas contas,sai para passear e muitas vezes é até mãe solteira
Explicação: