A Dinâmica da natureza e do tempo no Pantanal Mato-Grossense
No Pantanal, grande planície de inundação que abrange o sul do estado de Mato Grosso e o Nordeste de Mato Grosso do Sul, as evidências históricas da relação do ser humano com a natureza são marcantes. Para se adaptar ao meio ambiente, os habitantes criaram modos de vida particulares. No século XVI, Portugueses e espanhóis cruzaram as planícies pantaneiras, inicialmente ocupadas por indígenas, em busca de metais preciosos. Com tudo, foi no século XVIII, com a expansão para o interior, O que é ocupação ocorreu de forma mais intensa. Para praticar a pecuária, os habitantes precisavam conhecer a sazonalidade do regime fluvial, que modifica significativamente a passagem local. No Pantanal, às épocas chuvosas e secas condicionavam a modificação de gado pelas planícies. Para não colocar os animais em risco, o ponteiro se tornou um profundo conhecedor da fauna e da flora locais, Unindo a sabedoria herdada dos indígenas com a dos paraguaios e dos sulistas. Essas heranças se manifestavam também na culinária, com grande variedade de pratos típicos, como o peixe na brasa, o caldo de piranha, o sarrabulho (miúdos de bovinos), o tereré (chá de erva-mate gelado) e a carne de jacaré. A música e as festas, como a do Touro Candil, foram influenciados por diferentes povos que habitavam o Pantanal. Ritmos como cururu, polca e rasqueado guardam traços dessa diversidade cultural. As festas religiosas, como a nossa Senhora de Caacupé, receberam influência de países vizinhos, como Bolívia e Paraguai. O Pantanal é uma religião de forte preservação das tradições.
Quem foram os primeiros ocupantes do Pantanal ?
Respostas
Resposta:
A RESPOSTA E SÓ A PRIMEIRA PARTI ABAIXO DESSE COMENTÁRIO E TAMBÉM EU QUIS ADICIONAR TAMBÉM UNS NEGÓCIOS A MAIS
1. Povos nativos
Os primeiros habitantes da região do Pantanal foram os povos indígenas Xaraés, que deram origem ao primeiro nome do lugar: Mar dos Xaraés. Eles se concentravam nas nascentes do Rio Paraguai e, segundo informações, eram possuidores de muito ouro e prata.
2. Número de habitantes
Segundo dados recentes, a população do Pantanal foi estimada em 3 milhões de habitantes, sendo que a área compreende vários municípios dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
3. Fronteiras
A área de 250 mil km quadrados do Pantanal faz fronteira com o sul do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul e lestes da Bolívia e do Paraguai. Sendo 60% desse território pertencente ao Brasil.
4. Tamanho do Pantanal
O Pantanal está localizado em uma área total de 210 mil km quadrados, sendo que a maior parte está no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o restante dividido entre Bolívia e Paraguai. Para alcançar o tamanho gigantesco de sua extensão territorial, é necessário juntar quatro países europeus, como Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda.
5. Atividade econômica
Por ser uma região em que se formam pastos naturais, a criação de bovinos se tornou uma importante atividade econômica para o lugar. Além da pecuária, a pesca e o turismo têm levado muitas pessoas para o Pantanal, aquecendo a economia local.
6. Fauna e flora
O Pantanal é considerado a região com a maior concentração de animais por quilômetro quadrado, tendo em torno de 400 espécies de peixes, 6.656 tipos de aves, entre outros, vivendo em perfeito equilíbrio. A sua flora também é gigantesca, com mais de 3.500 espécies de plantas terrestres e aquáticas. Portanto, é um dos ecossistemas mais ricos do mundo.
7. Animais selvagens
A serpente sucuri é também conhecida na região como anaconda verde. Seu comprimento chega a atingir mais de 6 metros e ela não para de crescer.
Por incrível que pareça, a sucuri não tem o hábito de comer pessoas, mas sim animais da floresta de diferentes tamanhos. Seus olhos e nariz se localizam na parte de cima da cabeça, para que ela possa ver a sua presa sem precisar mostrar seu corpo.
8. O Dia do Pantanal
Para quem não sabe, existe um dia do ano em que se é comemorado o Dia do Pantanal. Em memória do ambientalista Francisco Anselmo de Barros, que deu sua vida pelas questões ambientais na região, foi estabelecido o dia 12 de novembro como dia oficial do Pantanal.
9. Alta temporada
A alta temporada no Pantanal vai de junho a setembro — quando chove menos, as águas estão mais baixas, a temperatura mais agradável e as noites estreladas. Por isso, é o melhor período para desfrutar e apreciar a beleza do lugar.
.