Balões de ar quente (foram muito usados mas são proibidos hoje em dia) e balões de gás (dependendo do tamanho também necessitam de autorização). Os dois sobem, apesar de serem gases diferentes, qual grandeza física esses gases têm em comum? Você sabe que gases podem ser utilizados em balões de gás e qual não pode ser utilizado em balão de festa e por que? Se souber responda. Escreva a resposta da pergunta e porque o conhecimento do empuxo é importante para nós.
Respostas
Uma das maiores importâncias do empuxo é ter a noção que assim que independente de qual material seja, a partir do momento que ele adentra um fluído, ele começa a deslocá-lo, definindo suas características.
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que os balões de ar tem diversas características em comum, como temperatura, pressão, gás utilizado, volume, densidade, massa, dentre diversos outros e com isso, surge que um dos motivos desses balões de ar subirem é possível fazer uma analogia com algum corpo mergulhado dentro da água e aí também podemos descrever a importância do princípio de Arquimedes.
Esse corpo dentro da água irá flutuar caso sua densidade seja menor que a da água e compreendendo isso, podemos dar a ênfase necessária na importância do empuxo porque no caso do balão, o conjunto gás + bexiga irá possuir uma densidade menor do que a do ar atmosférico, fazendo-o subir.
Finalizando então, temos que balões de ar quente são proibidos pelo motivo de que podem pegar fogo e gerar incêndios tanto nas regiões florestais como urbanas de um modo geral.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)