• Matéria: História
  • Autor: becaclima091
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais motivos levaram Martinho Lutero a criticar e romper com a Igreja Católica?

Respostas

respondido por: thierrymelo81
2

Resposta:

Bom Dia!! / Boa tarde!! / Boa Noite!! / Boa Madrugada!!

A insatisfação e as críticas à Igreja Católica tiveram seu ápice em Martinho Lutero, monge agostiniano e professor de Teologia. Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados.

Além disso, o papa Leão X havia oferecido indulgências para aqueles que contribuíssem com dinheiro para a construção da Basília de São Pedro. Lutero tinha também discordâncias de conteúdo teológico a respeito da salvação e de outras práticas e ações da Igreja. Com isso, o monge elaborou um documento conhecido como 95 teses.

A partir de então, as ideias de Lutero espalharam-se pela Europa com rapidez. Nesse momento, a intenção de Lutero não era romper com a Igreja Católica, ele queria apenas que se realizasse uma reforma em determinadas questões. O rompimento de Lutero com a Igreja Católica só aconteceu quando foi excomungado pelo papa, em 1521.

Espero ter ajudado!! XD


becaclima091: ajudou muito obrigada
thierrymelo81: De nada!!
respondido por: ThallyaCastro
3
Martinho Lutero Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências.

becaclima091: obrigada
ThallyaCastro: Por nada
Perguntas similares