quais os pontos positivos e negativos sobre o estudo bíblico de Neemias
me ajudem :(
Respostas
Resposta:
Skip to content
Pregador
Texto de referência inicial.
As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. Neemias 1:1-6
“Sob a direção de Deus tarefas impossíveis poderão ser realizadas”
Introdução:
O livro de Neemias registra a restauração de Jerusalém sob a liderança de Neemias, este livro nos deixa claro que Deus não restaurou seu povo apenas em uma ocasião; antes Ele o fez repetida e continuamente. O livro de Neemias nos ensina à Planejar nosso trabalho, organizar o tempo e os recursos, integrar nossa tarefa com a tarefa de outros, avaliar os resultados.
Neste estudo, em particular destacaremos os aspectos biográficos de Neemias. Estudaremos também a crise que o levou a interceder diante de Deus por seu povo e a agir, ousada e sabiamente, a fim de restaura-lo espiritual e moralmente.
Crise em Jerusalém
Por causa da sua deliberada desobediência ao senhor, o reino do Norte, composto por dez tribos, foi destruído pela assíria que, para humilhar ainda mais os filhos de Israel, levo-os cativos a mesopotâmia. Isso aconteceu por volta de 722 a.c. Em 586 a.c., foi a vez do reino do sul. Veio Nabucodonosor contra Jerusalém, deitou por terra o santo templo e derribou os muros da cidade santa. Em seguida, levou os filhos de Judá cativos a babilônia, onde permaneceriam durante setenta anos (Jr 25:11). “E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto, e estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos. ”
Com a ascensão do império medo-persa no ano 536 a.C., o rei Ciro, instigado por Deus, permite que um grupo de judeus retorne a Jerusalém, a fim de construir os muros da cidade e reerguer o santo templo (Dn 8:3; Ed 1:1,2).
“ No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, a fim de que se cumprisse a palavra do Senhor falada por Jeremias, o Senhor despertou o coração de Ciro, rei da Pérsia, para redigir uma proclamação e divulgá-la em todo o seu reino, nestes termos:
“Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo para ele em Jerusalém de Judá. (Ed 1: 1,2) ”
O senhor Deus do céu. Após a destruição de Jerusalém, Deus era mais identificado como aquele que habitava entre os querubins (1 Sm 4:4; 2Sm 6:2) do que com o templo. No entanto a frase senhor, Deus do céu indica que o altíssimo não é mais um, mas o Deus, ou seja, que apenas Ele é Deus. O fato de Ciro ter usado está designação para o senhor sugere que ele era assistido por conselheiro judeus. [Ciro disse: ] Ele [Deus] me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém. Mais de 100 anos antes de Ciro emitir este decreto, Isaias profetizou que este rei daria tal ordem (Is 44:28; 45:1).
O senhor sempre dá um escape aos seus servos, quando estes o honram e lhe obedecem a palavra. Observemos que Ciro era um rei gentio. Isso nos mostra que Deus, para cumprir o seu propósito, usa a quem Ele quer e como quer.
*O livro de Esdras tem início em 538 a.C.
48 anos depois de Nabucodonosor destruir Jerusalém, derrota o reino de Judá, e levar os judeus para a babilônia como escravos. (2 Rs 25).
Nabucodonosor morre em 562 a.C. e os seus sucessores não foram fortes o suficiente; a babilônia é conquistada pela Pérsia.
Tanto babilônios quanto persas tinham uma política em relação aos seus cativos, permitiam que seus cativos possuíssem terras e casas e desempenhassem trabalhos comuns.
Muitos judeus como Daniel, Ester e Mardoqueu foram elevados a posição destacada na nação. Só que o rei Ciro foi muito mais além, ele permitiu que muitos grupos de exilado incluindo os judeus retornasse a sua pátria.
O rei Ciro unificou os Medos e os Peças em um forte império enquanto ele conquistava as cidades tratava os habitantes com bondade. Isaias já havia profetizado sobre Ciro (Is 44:28).
Vou dar meu ponto de vista, porém, ele nao é a resposta final.
A primeira coisa que você precisa e deve fazer, é orar a Deus pedindo entendimento para entender os textos. Segundo, você deve lê-los sem pressa, meditando nas palavras.
Meu ponto de vista acerca dos pontos positivos: Há muitos pontos positivos no livro de Neemias. O relato bíblico começa com Neemias sabendo de como estava sua terra natal, e ele se entristece ao saber o estado de miséria de Judá. Isso mostra empatia, com os que passavam fome, com os que não tinham casa, com a honra do seu povo abalada. Neemias pede orientação a Deus. Nessa primeira parte já temos dois pontos: Empatia e a dependência de Deus.
Pulando uma parte, chegamos a quando ele retorna a Jerusalém e ajunta o povo para a obra. Sozinho Neemias não poderia fazer nada. A União foi crucial para a reconstrução das muralhas e portas e torres. Depois chegam os que não estavam gostando da obra, os inimigos, entre eles Sambalate e Tobias. Neemias não se deixou temer pela zombaria deles, nem as ameaças. Neemias pôs homens de vigilância de dia e de noite. Aqui temos a Fé e a Vigilância.
Também quero destacar que os judeus taparam todas as brechas e rachaduras dos muros. Na nossa vida, temos que tapar as brechas para que o inimigo não nos ataque de surpresa. Endireitar-se.
Sobre pontos negativos, não vejo nenhum, até porque as santas escrituras foram inspiradas por Deus. Essa não é a resposta definitiva, mas espero que ajude.