Respostas
Resposta:
As cidades globais – também conhecidas como cidades mundiais – é um termo utilizado para designar aquelas localidades onde há um intenso avanço econômico, urbano e social. São cidades em que as transformações do espaço urbano ocorreram de forma mais intensa, transformando-as em verdadeiros centros decisórios do poder político e comercial mundial.
Originalmente, essas cidades eram conhecidas pela grande quantidade de indústrias. Com o passar do tempo, a presença das fábricas e suas chaminés foi, aos poucos, deixando de ser importante. Assim, essas indústrias foram migrando para outros pontos, permanecendo nas cidades globais as sedes de grandes empresas, bancos e multinacionais, além das principais bolsas de valores e escritórios dos organismos internacionais.
As principais cidades mundiais são Nova York, Londres e Paris. No Brasil, existem duas: São Paulo e Rio de Janeiro.
São Paulo também é considerada uma cidade global
É importante lembrar que o número de habitantes não é importante para definir o nível de avanço econômico e para dizer se uma determinada região possui ou não uma cidade global. O tamanho do espaço construído nesses espaços também não é relevante. O fator principal nesse conceito é o nível de complexidade das economias urbanas.
Atualmente, existem mais de cinquenta cidades globais no mundo. Elas costumam ser divididas em três grupos: o Alfa, para os principais centros econômicos; o Beta, para as cidades globais de média importância; e o Gama, para as cidades de alcance um pouco mais limitado, mas ainda sim importantes.
Espero ter ajudado