O Modelo de Negócios ou Canvas, como também é conhecido, é um instrumento que ajuda a iniciar bem um empreendimento. Foi desenvolvido pelo suíço Alex Osterwalder para facilitar o entendimento completo de um negócio. Assim, o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização. De acordo com o criador da ferramenta, os componentes centrais de um empreendimento são: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos. Baseado em um quadro com blocos organizados, como demonstrado na figura abaixo, o Modelo de Negócios proporciona a visualização das principais funções de uma organização, possibilitando assim que empreendedores reflitam a respeito de cada função da empresa para, então, descobrir o que precisa ser feito, a fim de conquistar clientes e aumentar os resultados do empreendimento. ETAPA 1: Considerando a figura acima e o conteúdo da disciplina, elabore um Modelo de Negócios com base em suas perspectivas como um(a) futuro profissional no mercado de saúde e bem-estar. Lembre-se que o objetivo principal do Canvas é apresentar a lógica de operação do negócio. - ETAPA 2: Agora que você já elaborou o seu Modelo de Negócios, justifique esse modelo em um texto de no máximo 5 linhas, imaginando que você está apresentando para um potencial investidor. Pense que ele não possui muito tempo, por isso, apresente a justificativa da forma mais convincente e objetiva e utilizando o menor tempo possível. Observações: (1) Não importa o setor, tamanho ou segmento da empresa. Se concentre em elaborar um Modelo de Negócios com base nos conceitos e ferramentas discutidos na disciplina. (2) Não é necessário citar o nome da empresa ou das pessoas que trabalham nela. (3) Você não precisa reproduzir a imagem, apenas descrever as estratégias em cada bloco conforme o Modelo de Negócios disponível no livro da disciplina (Realidade aumentada).
Respostas
Para montar o quadro basta imaginar que está criando uma empresa. Pense no que vai vender, em como vai produzir ou ter acesso aos bens que deseja disponibilizar e, em seguida, use a criatividade para imaginar como resolveria todos esses fatores que o quadro propõe. Por exemplo, vamos criar uma empresa de artesanato, onde são feitos bordados e pinturas personalizados em bastidores ou fâmulas para decorar.
As principais parcerias serão com empresas fornecedoras de insumos do ramo têxtil.
As principais atividades serão a customização de bastidores e flâmulas com bordado e pintura, nas mais diversas temáticas.
Os recursos principais serão a equipe de costureiros/customizadores e criadores de conteúdo para as redes do negócio.
A proposta de valor consiste no fácil acesso à presentes ou decorações afetivos, que permite a ampla personalização por parte do cliente, além de um baixo custo.
O relacionamento com clientes ocorrerá através das, com lançamento de promoções, e do site oficial para compra, com opção de canal de feedback.
O canal será a loja virtual ou eventuais exposições físicas em feiras locais.
Levando em conta que trata-se de um negócio pequeno e familiar, a estrutura de custos deverá levar em conta o valor da equipe de costureiros/customizadores, os investimentos em marketing e os fornecedores de materiais e entrega.
As fontes de receita, inicialmente, seriam a loja virtual e a exposição física feita em feiras artesanais locais.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta:
Este Vídeo me ajudou completamente a responder.
Explicação:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=85&v=Ic9ekq9eCaw&feature=emb_logo
Pense no modelo de negócio, abra o modelo de entrega do mapa, veja o video por partes e vai pausando enquanto responde