Respostas
Resposta:
Ele trata dos assentamentos rurais suas características e os processos socioeconômicos de mudança que ocorrem no espaço rural dos países desenvolvidos e menos desenvolvidos.
As principais questões, entre outras, estão no centro da pesquisa, tais como: população rural, paisagens rurais, produção agrícola, atividades não-agrícolas e uso recreativo do campo, turismo, planejamento e preservação.
O espaço rural está passando por um processo constante de reestruturação. As mudanças subjacentes, atribuídas às tendências e processos de longo prazo comuns a muitas economias desenvolvidas, têm sido expressas por um tremendo aumento na intensidade da produção, pelo declínio do emprego agrícola, pela evolução dos usos e atividades das terras não-agrícolas e pela Suburbanização do campo.
A taxa de mudança dos assentamentos e paisagens rurais tem sido acelerada nos últimos anos e de um espaço de produção o espaço rural tem se transformado em um espaço de produção e consumo. Este espaço passou de ser dedicado à produção agrícola em um espaço multifuncional. A mudança não é uniforme. A franja rural-urbana está sob maiores pressões de moradores locais, bem como de interesses externos, portanto, as mudanças são mais significativas neste cinto.
Essa área também é afetada por um processo de gentrificação, enquanto que as áreas periféricas mais distantes podem experimentar um processo de geriatrificação devido à migração da mão-de-obra mais jovem, instruída e qualificada.
Definição de Espaço Rural e Espaço Urbano