Todos os anos, no Brasil, é feita a campanha de vacinação contra a gripe. Essa campanha visa à garantia da proteção dos grupos de risco contra essa doença, a qual mata várias pessoas todos os anos. Ao vacinar-se, dizemos que o indivíduo adquire uma:
a) imunidade artificial ativa.
b) imunidade artificial passiva.
c) imunidade artificial inata.
d) imunidade natural ativa.
e) imunidade natural passiva.
Respostas
Resposta:
A) Imunidade artificial ativa.
Explicação:
A imunidade ativa artificialmente adquirida ocorre por meio da vacinação, preparada com antígenos de microrganismos ou vírus mortos/enfraquecidos (alvo de atenuação), ou até mesmo de toxinas bacterianas que estão inativas.
Depois da vacinação, nosso organismo produz anticorpos contra esses antígenos, criando imunidade. Algumas vacinas têm efeito imune durante a vida toda; outras, como o caso da gripe, devem ser reforçadas periodicamente. Mesmo assim, ambos os tipos de vacinação apresentam imunidade artificial ativa.
A imunidade artificial passiva é fornecida através de soro, com recepção de anticorpos de um doador. Portanto, a vacinação não poderia representar um meio de imunidade artificial passiva.
FONTES: # Contato Biologia 2, de Marcela Ogo e Leandro Godoy; Capítulo 13, página 247;
Lista de exercícios sobre imunidade no Mundo Educação, Questão 5.
A vacinação é uma forma de imunização artificial ativa, isso porque há o estimulo para o desenvolvimento de anticorpos e de memoria imunológica, permitindo que o organismo responda rapidamente ao processo infeccioso (alternativa A).
As vacinas e os soros são formas artificiais de se adquirir imunidade contra agentes infecciosos. Dependendo do que será aplicado, a vacina pode durar para a vida toda, ou só por um determinado período de tempo.
A amamentação também é uma forma de imunização externa, ela não é artificial, mas funciona com o mesmo principio da aplicação de soros, já que são anticorpos já prontos para a ação.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/48292321