• Matéria: História
  • Autor: beatrizsilvaa2508
  • Perguntado 6 anos atrás

descreva a organização da sociedade nas colônias espanholas, identificando grupos e suas funções
(me ajudem pfvzinho?????????)

Respostas

respondido por: layanlima32
4

Resposta:

oiiie

Após garantir o domínio sobre as terras e populações americanas, os espanhóis executaram uma série de práticas que redesenharam a feição das relações sociais do espaço americano colonizado. Mais do que simplesmente viabilizar uma forma de atingir seus interesses, a presença do homem europeu trilhou a constituição de uma nova sociedade.

Para compreendermos como a sociedade colonial espanhola funcionava, devemos levar em consideração os critérios que definiam cada uma dessas classes. Neste ponto, indicamos que o nascimento era um meio de distinção fundamental. O fato de ser nascido e criado na Europa ou no Novo Mundo abria caminho para uma série deprivilégios, bem como estabelecia outro campo de restrições que ordenava a posição dos homens naquele lugar.

Paralelamente, também devemos considerar a questão da propriedade de terras e a exploração da força de trabalho. O direito a uma propriedade, geralmente concedido pelo rígido controle metropolitano, garantia uma condição econômica confortável e a exploração da mão de obra daqueles que eram desprovidos de semelhante autonomia. A esse respeito, observa-se que o trabalho compulsório e a escravidão também norteiam os traços dessa mesma sociedade.Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas. Os principais cargos políticos; o controle sobre o fluxo de pessoas e embarcações; e o controle das taxas e políticas fiscais eram realizadas por tais indivíduos. O prestígio e as responsabilidades dirigidas aos chapetones só eram possíveis para aqueles que tivessem nascido na Espanha.

Seguido pelos chapetones, temos o papel social exercido pelos filhos dessa elite político-administrativa. Os criollos viviam uma condição econômica abastada, podendo praticar o comércio, deter a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava. Contudo, sua atuação política ficava restringida por não terem nascido na Espanha. Os criollos não participavam das grandesinstituições administrativas, tendo sua ação somente vista nas câmaras locais, usualmente conhecidas como cabildos.

espero ter ajudado bjs


layanlima32: ksks❤❤
beatrizsilvaa2508: somos duas ksksksks (até pq não tem nem como não se apaixonar né ksksks) ❤❤❤
layanlima32: verdade ❤❤
layanlima32: ainda bem que tem alguém.que me entende ❤❤
layanlima32: não tem como não se apaixonar por eles ❤❤
layanlima32: estamos juntas nessa ❤❤✌
beatrizsilvaa2508: sim, sim ksksk ❤✌
layanlima32: kskss❤❤❤
layanlima32: oiiii❤❤
beatrizsilvaa2508: oiiiii
Perguntas similares