1)Por que a autora afirma que a definição de Patrimônio Histórico e Cultural se torna um conceito em expansão?
2)Por que, segundo a autora, "[...] é preciso pensar o Patrimônio Histórico não apenas como um conceito restrito aos museus, aos grandes monumentos ou aos lugares e referências 'oficiais' segundo narrativas históricas tradicionais que refletem a memória dos grupos hegemônicos [...]"?
3)Quais as diferenças entre patrimônio cultural material e de cultura imaterial? Cite exemplos de ambos.
4)O que a autora quer dizer quando afirma que deve-se ir além do patrimônio somente na concepção de pedra e cal?
5) Imagine patrimônios históricos e culturais materiais tais como a arquitetura de cidades e castelos, ou prédios de museus. Ou mesmo peças de acervo de museus. Em sua maioria, estes patrimônios foram produzidos, na época em que foram criados, para o usufruto de que parcelas da população? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
desculpa é muito grande vou levar um tempo para fazer mais já te dou a resposta
Explicação:
bjssss
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
Todo patrimônio histórico é importante para o conhecimento das trajetórias políticas, sociais e econômicas de um país, mesmo aqueles itens que revelam páginas desagradáveis da história, como guerras e situações em que houve perda material e humana. Por isso, todos devem ser protegidos e valorizados de forma integral.
Como exemplo de criação de movimento social que visa à sensibilização para o patrimônio histórico, pode-se observar a constituição do transporte na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Trata-se de uma cidade pequena, mas que foi peça-chave na expansão ferroviária que ligava o Centro-Oeste do país aos portos da Região Sudeste. A linha férrea e os trens antigos podem ser os dois itens protegidos. O movimento seria composto por moradores locais, já participantes de associações de moradores, e a principal demanda seria conseguir investimento por parte do governo federal para a restauração dos trens e sua transformação em partes de um museu sobre a história ferroviária do país.