Cite ações econômicas prejudiciais para o meio ambiente presentes na Amazônia e quais as consequências climáticas decorrentes dessas ações. Por favorrr me ajudaaa
Respostas
Resposta:
Dentre ações econômicas prejudiciais ao ambiente e presentes na Amazônia, temos, por exemplo, a retirada de árvores de forma ilegal (contrabando) por parte de pessoas desprovidas de inteligência, o garimpo ilegal, também por esse tipo de pessoa e o intenso uso de queimadas para ampliar as área de cultivos de alguns alimentos, já, no caso, realizado por "capetalistas" donos de terras. Obviamente, na primeira ação citada, eles retiram a madeira para vender, fazendo com que a mesma se configure como atividade econômica, bem como o garimpo e as queimadas, essa última muito usada para a alimentação de um bicho cuja maioria dos exemplares são ordinários, chamado de ser humano.
Como consequências climáticas desses três, considerando que ambos retiram a mata de seu local original, temos o aquecimento da região, pois se há menos árvores há menos evaporação. Além disso, essas queimadas estragam a atmosfera pois liberam gases como o CO2, podendo causar chuvas ácidas e problemas do ar mesmo no geral. Lembre-se que a chuva ácida também prejudica a fertilidade do solo, piorando tudo ainda mais.
Vale destacar também que o regime de chuvas do Brasil e de boa parte do planeta tende a ser afetado à medida que se aumenta o desmatamento desse incrível bioma. Massas de ar que vêm lá do Oceano Atlântico tendem a não ser mais condensadas e guidas no sentido Norte Sul da Cordilheira dos Andes até chegar aos estados da região centro-sul, como ocorre anualmente. Teríamos, então, o fim dos Rios Voadores. Isso resultará na desregulação das chuvas no Brasil, fazendo o mesmo ficar suscetíveis a mudanças repentinas e extremas de temperatura. Sendo assim, uma outra consequência é que o clima de nosso país pode ficar semelhante ao de um deserto.
Convém ressaltar algo também sobre esses tais "rios voadores", que são massas de água que cruzam a atmosfera rapidamente até chegar nos Andes, causando chuvas também no Uruguai, Paraguai e Argentina (como já foi falado: a consequência não só é no Brasil).
De acordo com projeções realizadas, tem-se que as chuvas estão cada vez mais concentradas, no sentido de chover muito em pouco tempo, na região sul do Brasil, no norte da Argentina e no Uruguai. Ou seja, tempestades tendem a ser mais frequentes e fortes nessas áreas, podendo causar prejuízos diversos, inclusive humano.
É isso aí,