Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta as características da Pedagogia Histórico crítica. A Os conteúdos são culturais e universais, aqueles incorporados pela humanidade ao longo da história da sua realidade social, e com os determinantes sociais da educação. B A Escola deve se adequar às necessidades individuais dos alunos, os conteúdos estabelecidos a partir das experiências vividas e o professor assume o papel de auxiliar a criança no processo de aprendizagem. C Representada pelo educador Paulo Freire, tem por finalidade a transformação social, propõe um relacionamento democrático entre professor e aluno, aluno este que transformará o mundo. D Preparar intelectual e moralmente os alunos, o conhecimento é repassado como verdade absoluta e a relação professor-aluno é caracterizada pelo autoritarismo. E A proposta é de modelar o comportamento humano e atender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Os modelos educacionais variaram de acordo com os períodos, as principais características e princípios de cada uma das pedagogias citadas: da Tecnicista (Texto-base, p. 140, 148), como responsável pela formação técnica da mão de obra do sistema vigente; da Tradicional como massificadora e alienante (Texto-base, p. 135, 140); da Escolanovista como aprendizagem centrada no aluno e apresentado como condição a motivação (Texto-base, p. 135, 138); a Histórico-Crítica como uma pedagogia que leva em conta os determinantes sociais da educação e que considera a história social do próprio aluno (Texto-base, p. 171, 172) e, por fim, a Progressista que propõe uma visão crítica da estrutura social e da ideologia dominante. (Texto-base, p. 169, 172).
A alternativa E revela, corretamente, que a Pedagogia Histórico crítica caracteriza-se pela proposta de modelar o comportamento humano e de atender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade, com base no fragmento transcrito e no livro-base "Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica".
Alternativa E: A proposta é de modelar o comportamento humano e atender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade.
Para a Pedagogia Histórico crítica, a escola sofre é determinada pela sociedade, de modo que o modelo capitalista, de divisão de classes antagônicas, influencia o ambiente escolar e o transforma em espaço de conflito de interesses.
Além disso, o modelo educacional representado pela Pedagogia Histórico crítica considera a história social do próprio aluno e enxerga a escola como agência socializadora, que sistematiza o saber acumulado e o interpreta como ferramenta cultural de grande utilidade para os próprios alunos na defesa de seus interesses de classe e no processo de transformação social.
Aprenda também com outras lições: https://brainly.com.br/tarefa/24754305.
Estude mais e alcance seus objetivos!