• Matéria: Física
  • Autor: rheasama
  • Perguntado 6 anos atrás

1— Sobre a refração da luz no meio, responda: a) Meios físicos compostos por diferentes materiais têm diferentes índices de refração, como por exemplo o diamante (2,42) e a água (1,33). O que é o índice de refração e a quais grandezas ele está relacionado (procure a expressão matemática que é usada sua determinação)? b) De acordo com a lei de Snell-Descartes, um raio de luz ao atravessar dois meios com índice de refração diferentes, pode sofrer mudanças na trajetória. Explique melhor essa lei e descreva em quais situações o raio de luz se aproxima ou afasta da normal ao ser refratado. c) A foto ao lado mostra o reflexo de árvores na água. Explique como a superfície da água pode exibir tanto reflexão especular como reflexão difusa? d) Como a refração da luz permite a compreensão do fenômeno natural em que as cores da luz branca emitidas pelo Sol são separadas e projetadas no ar ao atravessar gotas de água suspensas, após uma chuva por exemplo, o famoso arco-íris? e) Um sistema de lentes produz a imagem real de um objeto, conforme a figura ao lado. Calcule a distância focal e loca- lize a posição de uma lente que produza o mesmo efeito.

Respostas

respondido por: otakuber
92

Resposta:

1-

A- O índice de refração é a razão entre as velocidades da luz entre dois meios pelos quais ela se propaga. Podendo ela ser, absoluta ou relativa dependendo do meio em que ela se propaga. O índice de refração é uma grandeza admensional, podendo ser calculada através da fórmula: N ( índice de refração) = C ( velocidade da luz no vácuo ) / V ( velocidade da luz no meio ).

B- Esta lei determina que o produto do seno do ângulo formado entre o raio de luz e a reta normal e o índice de refração do meio deve ser constante.

Caso o raio de luz passe para uma região de maior índice de refração, ocorrerá diminuição no valor da velocidade, e então ele se aproximará da reta normal. Se o raio de luz mudar para uma região de menor índice de refração, ocorrerá aumento no valor da velocidade, e então ele se afastará da reta normal.

C- A superfície da água funciona como um espelho, tendendo a um espelho que tudo reflete quando o ângulo de incidência se aproxima dos noventa graus ou a direção de propagação da luz incidente tender a ser paralela à superfície da água. A foto acima exemplifica que a superfície calma da água pode ser um espelho quase perfeito.

D- A dispersão ocorre quando a velocidade da propagação da luz no interior de algum meio depende da freqüência da onda eletromagnética

E-

P + P = 100 cm

4P¹ + P¹ = 100

5P¹ = 100

P¹ = 100/5

P¹ = 20

P = 80 cm

1/F = 1/P + 1/P¹

1/F = 1/80 + 1/20

80/F = 1 + 4

80/F = 5

F = 80/5

F = 16 cm

F- Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.

A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

G- Há dois tipos de telescópios ópticos: os que operam por refração (refratores) e os que funcionam por reflexos são os (refletores). O telescópio refrator é um cilindro com uma ou mais lentes em cada extremidade. A luz de um objeto distante penetra na extremidade superior do cilindro. A lente daquela extremidade, chamada lente objetiva, capta a luz e a decompõe, focalizando-a em um ponto perto da extremidade inferior do cilindro. A luz então forma uma imagem do objeto. Na extremidade inferior, uma lente chamada ocular aumenta a imagem. Os telescópios refletores são muito mais poderosos que os refratores. Os refletores têm um espelho curvado na extremidade inferior do cilindro. A luz de um objeto é refletida pelo espelho e focalizada em um ponto do cilindro. Nesse ponto, há um segundo espelho, que reflete a luz para o lado, fazendo-a sair através de uma abertura lateral. Nessa abertura, uma lente ocular aumenta a imagem formada pela luz.

@OtakuUber

respondido por: aochagas
0

A)O índice de refração de um meio trata-se de uma medida que mede o quanto a velocidade da luz é reduzida de quanto a velocidade da luz é reduzida no interior do meio.

Em outras palavras, o índice de refração se refere a razão entre as velocidades da luz entre dois meios pelos quais ela se propaga. Gerando muitas aplicações na física.

A expressão matemática que é usada na determinação do índice de refração é dada por:

n=\frac{c}{v}

Onde:

  • n é índice de refração;
  • c é velocidade na luz do vácuo;
  • v é velocidade da luz do meio.

Veja mais sobre índice de refração em: brainly.com.br/tarefa/273554

B) A Aplicação da Lei de Snell-Descartes é dada: Quando a luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, a velocidade da luz diminui e o raio luminoso se aproxima da reta normal, no caso contrário, a reta se afasta da normal.

A Lei de Snell-Descartes pode ser expressa de forma matemática por:

sen i * n₁= sen r * n₂

Onde:

  • n₁ é o índice de refração do meio de entrada
  • i é o ângulo de entrada da luz
  • n₂ é o índice de refração do meio refratado
  • r é o ângulo do meio refratado

Veja mais sobre a Lei de Snell-Descartes em: brainly.com.br/tarefa/20718760

C) A reflexão de luz a partir de uma superfície de tal forma que os raios incidem paralelos uns aos outros sobre uma superfície irregular e são refletidos em várias direções... e tudo isso acontece por causa da luz solar.

A superfície da água funciona como um espelho, tendendo a um espelho que tudo reflete quando o ângulo de incidência se aproxima dos noventa graus ou a direção de propagação da luz incidente tender a ser paralela à superfície da água.

Veja mais sobre a refração da luz em: brainly.com.br/tarefa/27334377

d) A luz branca é formada pela junção de todas as outras cores. Quando as partículas de água na atmosfera funcionam como um espelho, refratando a luz, o que ocorre é o arco-íris.

A dispersão é um fenômeno em que a luz incidente é separada em diferentes cores quando refratada em algum meio transparente, o exemplo mais comum que temos é do arco-íris, mas temos também do prisma. A dispersão ocorre quando a velocidade de propagação da luz no interior de algum meio depende da frequência da luz que é uma onda eletromagnética.

Veja mais sobre formação do arco-íris em: brainly.com.br/tarefa/22605807

E) A distância focal é de 16 cm.  A lente delgada deve ser posicionada a 80 cm do objeto.

Pela Equação do aumento linear temos que o aumento da imagem em relação ao objeto pode ser obtido da seguinte forma -

A = i/o = -p'/p

A imagem é invertida logo é negativa  

-1/4 = -p'/p

-p = -4p'  

p = 4p'

Analisando a figura,

p + p' = 100 cm

4p' + p' = 100  

5p' = 100  

p' = 100/5

p' = 20 cm

p = 80 cm

Pela Equação de nitidez de Gauss  

1/f = 1/p + 1/p'

1/f = 1/80 + 1/20

80/f = 1 + 4

f = 16 cm

Portanto, a lente delgada deve ser posicionada a 80 cm do objeto.

Veja mais sobre a equação de nitidez de Gauss em: brainly.com.br/tarefa/75747

Anexos:
Perguntas similares