• Matéria: História
  • Autor: Cláudiamotta
  • Perguntado 9 anos atrás

Em 1823, como vimos, os Estados Unidos formularam a Doutrina Monroe, baseada na ideia de que a América deveria pertencer aos americanos. Mais tarde, no contexto da Guerra Fria, essa mesma doutrina foi usada para justificar outras finalidades. redija um texto analisando os diferentes significados da Doutrina no século XIX e na segunda metade do século XX

Respostas

respondido por: CecíliaFarias
3
A Doutrina Monroe, no século XIX, serviu para justificar a política imperialista dos EUA, que garantia a intervenção estadunidense nos processos separatistas das colônias americanas e para aderir novos mercados para os produtos dos Estados Unidos. Alguns dos países que receberam o "auxílio" americano foram Cuba, Porto Rico e Panamá.
No século XX, sob a justificativa de impedir a instauração de ditaduras comunistas na América, os EUA apoiaram golpes militares em várias nações latino-americanas, como o Brasil, por exemplo.
Nos dois contextos, o lema "América para os americanos" da Doutrina Monroe, esquece-se de deixar claro que os benefícios são destinados apenas aos norte-americanos.
Perguntas similares