• Matéria: Português
  • Autor: ZDY
  • Perguntado 9 anos atrás

AQUELA ANÁLISE DE TEXTO...CLÍMAX, DESFECHO,..., ESSA COISAS SERVEM SÓ PARA TEXTO NARRATIVO??EU QUERIA FAZER ESSA ESTRUTURA EM UM ROMANCE EPISTOLAR

Respostas

respondido por: alineonline
1
Você vai contra uma história através das cartas, não vai? Nós vamos ver o desenvolvimento de alguma situação. Nem que essa situação seja interna a cada personagem. Nós vamos ter que sair de algum lugar e terminar em outro. A estrutura do enredo (início, complicação, clímax e desenlace) está presente :)

Em Flotres Azuis, de Carola Saavedra, há duas camadas. O personagem principal recebe cartas que relatam um relacionamento fracassado. Toda semana chega uma carta (que não são para ele!). Essas cartas não estão presas à ordem cronológica. Mas mesmo que sejam o derrame das lembranças da autora, mesmo sem ordem cronológica, nós acabamos construindo através de pistas a história de amor que ela não conta.

 Na segunda camada há a estrutura tradicional de enredo pois o leitor das cartas começa a procurar por sua autora. 



ZDY: humm então posso colocar o início,clímax... em um texto literário?
alineonline: Claro que pode!
Aliás, você é a autora. Você é dona do seu texto e pode escrever como quiser :)
ZDY: opaaa... tu não está entendo!!!:) é que minha professora pediu para eu ler um livro literário e apresentar esse livro para a sala... daí eu tive essa duvida, se podia fazer a estrutra
ZDY: *estrutura
ZDY: obs: o livro que eu li foi "A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata"
alineonline: Realmente, eu não estava entendendo. achei que você iria escrever. Bem, como eu disse, é perfeitamente possível montar a estrutura tradicional do enredo num romance epistolar. Se você leu, cabe a você identificar essas partes no texto lido. Se a dúvida era "e tem isso?" eu não sei porque não li, mas não há razão para não ter.
ZDY: ok valeu
Perguntas similares