Podemos afirmar que a Guerra de Troia, realmente aconteceu da forma como foi contada na Ilíada? Por quê?Por favor rapido!
Respostas
A coragem de Páris provocou uma ira enorme em Menelau, que havia ficado sem sua esposa Helena. Rapidamente, Menelau e seu irmão Agamêmnon, rei de Micenas, reuniram todos os guerreiros espartanos e micênicos e partiram rumo a Troia para resgatar Helena.
Depois de dez anos de duro cerco, os gregos conseguiram adentrar a cidade de Troia. Segundo os relatos de Homero, os gregos construíram um enorme cavalo de madeira e o deixaram às portas da cidade. Os troianos aceitaram o presente, achando que se tratava de uma proposta de paz dos gregos.
Após ter aceitado o presente, os troianos colocaram o cavalo de madeira dentro da cidade. Porém, não sabiam que no interior do cavalo estavam escondidos soldados gregos. Aquela noite foi entendida pelos troianos como um momento de paz. Por esse motivo, festejaram e beberam bastante. No momento em que os troianos foram dormir, os soldados gregos saíram de dentro do cavalo e abriram os portões da cidade para o exército grego, que invadiu, saqueou e dominou Troia, decretando o fim de mais de dez anos de cerco à cidade.
A história da guerra de Troia, com o cavalo de madeira grego, dado como “presente” aos troianos, deu origem ao dito popular “presente de grego”, um presente falso, com outras intenções.
_____________________________________________________________________________________
ARANHA, Carla. ‘Gregos X Troianos: Uma luta de homens e deuses’. In: Revista Aventuras na História – Guerras da Antiguidade. Século 20 a.C. – Século 16. Edição 3, Janeiro, 2005, p. 23 e 24. Coleção: Grandes Guerras.
Explicação:
Espero ter ajudado❤️