Respostas
Resposta:
Compartilhar: O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
EXEMPLO DE TABELA
<18,5 Baixo peso Baixo
18,5-24,9 Peso normal
25-29,9 Excesso de peso Aumentado
30-34,9 Obesidade de Classe 1 Moderado
Resposta:
O IMC (Índice de Massa Corporal) é uma ferramenta usada para detectar casos de obesidade ou desnutrição, principalmente em estudos que envolvem grandes populações.
De acordo com o endocrinologista Mario Kedhi Carra, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), essa é uma medida universal de classificação de obesidade, validada pela Organização Mundial da Saúde.
É possível encontrar o resultado do índice fazendo uma conta que envolve a relação do peso de uma pessoa em quilos com a sua altura ao quadrado.
Para a avaliação de um paciente individualmente, no entanto, ele pode ser falho por não levar em conta a composição desse peso corporal, que pode ser composto por gordura, músculos, água e estruturas ósseas.
Como calcular IMC
Aprenda a calcular seu IMC - Créditos: AtlasStudio/Shutterstock
Aprenda a calcular seu IMC - Créditos: AtlasStudio/Shutterstock
O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.
Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo:
Altura multiplicada por ela mesma: 1,70 x 1,70 = 2,89
Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,22
Logo, essa pessoa tem IMC de 24.
Explicação: