Respostas
Resposta:
gasolina , petróleo, álcool e
Resposta:
eletricidade
gases naturais
biodiesel
bioetanol
biogás
Explicação:
1. Biogás
O biogás é um tipo de energia renovável — um biocombustível — gerado em determinadas condições de umidade, acidez e temperatura a partir da atuação de bactérias fermentadoras de matérias orgânicas. Basicamente, esse gás é uma mistura de metano e dióxido de carbono.Dentre os materiais utilizados na produção do biogás estão: esterco, restos vegetais, palhas, esgotos e outros resíduos “naturais”.
2. Biodiesel
O biodiesel pode ser obtido a partir da extração da glicerina do óleo de vegetais, como colza, mamona, amendoim, soja e girassol. A sua produção também pode acontecer a partir de gorduras animais, sendo, portanto, um dos combustíveis alternativos cujas fontes são renováveis.
3. Bioetanol
Dentre os combustíveis renováveis, o bioetanol possivelmente é o mais conhecido. Diferentemente do etanol tradicional produzido a partir de composições fósseis, o bioetanol utiliza como matéria-prima os vegetais. No Brasil, a principal fonte de extração é a cana-de-açúcar. Já nos Estados Unidos, o milho é utilizado como matéria-prima, enquanto na França utiliza-se majoritariamente a beterraba.
4. Eletricidade
Os carros movidos a eletricidade vêm ganhando cada vez mais espaço ao redor do mundo. O sistema funciona com uma bateria que armazena a energia e pode ser recarregada por meio de um sistema similar às tomadas tradicionais. No Brasil ainda são poucos os pontos de recarga disponíveis. A grande vantagem é a redução dos custos relacionados ao abastecimento e a baixíssima emissão de gases, mas isso não é novidade.
5. Gases naturais
Existem também outros tipos de gases naturais que podem ser utilizados como combustíveis alternativos para os caminhões, como o gás natural veicular (GNV), o gás natural líquido e o gás de petróleo liquefeito (GLP).
O GNV é formado pela mistura de hidrocarbonetos, os quais passam para o estado gasoso quando submetidos à temperatura ambiente e à pressão atmosférica. Ele é constituído, principalmente, por metano e pode ser extraído de rochas porosas localizadas no subsolo, sendo, muitas vezes, acompanhado pelo petróleo.
Assim como o GNV, o gás natural líquido também é extraído do subsolo. Ele é bastante similar ao gás de cozinha tradicional, entretanto se diferencia deste em razão da pressão e da temperatura a que é submetido, o que o torna líquido.
O gás propano, mais conhecido como GLP, também é um hidrocarboneto (propano e butano) com incrível potencial energético. Ele apresenta maior densidade quando comparado ao gás natural líquido e à gasolina. Assim como os outros gases, o GLP pode ser obtido a partir do refino do petróleo e de outros combustíveis fósseis.
Fonte de pesquisa: juntosnocaminho . com . br