• Matéria: Química
  • Autor: pharmaciabelem
  • Perguntado 6 anos atrás

6

O ácido carbônico é um eletrólito fraco e é também chamado de ácido fraco. Incidentemente, este ácido é responsável pelas enormes cavernas de calcário que existem em diversas partes do mundo. As águas subterrâneas tornam-se ácidas pelo CO2 dissolvido e permeiam pelo calcário, reagindo com ele. Qual a reação característica?
(1 Ponto)

Respostas

respondido por: laurazanonbr
0

Resposta:

Calcário no solo: Quais são os diferentes tipos, quando fazer a calagem e qual a quantidade ideal para aplicação na sua lavoura.

Muitas operações agrícolas são realizadas na fazenda antes do plantio da cultura.

A aplicação de calcário no solo é uma delas e faz grande diferença na produtividade final.

Mas você sabe por que realizar a calagem e como aumentar a sua eficiência? Qual tipo de calcário é mais recomendado e qual a quantidade certa?

Explicação:

Mas, nem todos os solos possuem fertilidade. Segundo a FAO, 33% dos solos do mundo estão degradados e os principais problemas são erosão; salinização; compactação; acidificação e contaminação. E isso tudo reduz a fertilidade dos solos.

A fertilidade está relacionada com a produtividade das plantas e o sistema radicular é importante para a absorção dos nutrientes pelas raízes.

Assim, um sistema radicular bem distribuído e a posição dos nutrientes na camada superficial do solo são importantes para a nutrição da planta.

No entanto, em solos brasileiros, um problema recorrente é a acidificação do solo.

Solos ácidos têm presença de íons de hidrogênio (íons H+) e alumínio (Al3+), o que está diretamente ligado a pH do solo.

O pH pode ser dividido em ácido, básico e neutro, sendo o neutro próximo de 7.  

Assim, valores de pH menores que 5,5 (pH ácido), resultam em baixa disponibilidade dos nutrientes para as plantas.  Então, dependendo do pH do solo, há alteração na disponibilidade de nutrientes.

Perguntas similares