Respostas
Resposta:
A Guerra Fria foi uma luta ideológica entre o comunismo e capitalismo liderada pela União Soviética e Estados Unidos .
Esta conflagração teve início após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), mais precisamente em 1947, quando o presidente americano Henry Truman faz um discurso no Congresso americano, afirmando que os Estados Unidos poderia intervir em governos não democráticos.
Esta época ficou assim conhecida porque ambos os países nunca se enfrentaram diretamente num conflito bélico.
A Guerra Fria termina com a Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética, em 1991. Os Estados Unidos foram os vencedores deste peculiar conflito, pois sua situação econômica era superior à russa.
Imperialismo é um conjunto de ideias, medidas e mecanismos que, sob determinação de um Estado-nação, procuram efetivar políticas de expansão e domínio territorial, cultural ou econômico sobre outras regiões geográficas, vizinhas ou distantes.
Esta prática está associada, na história da humanidade, à formação de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram dissolvidos ou substituídos por outros, por diferentes motivos. No entanto, o conceito de imperialismo, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
O termo pode ser aplicado, por exemplo, à colonização das Américas entre os séculos XVI e XIV, ao imperialismo britânico (entre os séculos XVII e XX), à ocupação nazista da Europa (1939 a 1945), à extensão das fronteiras da União Soviética (entre as décadas de 1930 a 1990) e à invasão americana do Vietnã (1950 a 1970).
Conforme alguns analistas, o neocolonialismo moderno pode ser considerado como uma expressão de imperialismo "informal", sem colônias, embora este seja um tema controverso entre os historiadores.[1]