Muitas vezes acreditamos que nossa memória é falha, que nos deixa "na mão" quando mais precisamos dela e que, com o passar dos anos, ela já não é mais a mesma. O que acontece, na verdade, é que existem vários tipos de memória distribuídos em diferentes áreas de nosso cérebro. Dentre as memórias mais voltadas à aprendizagem encontramos a memória de trabalho e a memória semântica. Descreva essas memórias, citando exemplos de aplicação para cada uma delas. (
Respostas
Resposta:
Resposta Esperada:
A memória de trabalho é aquela que guarda informações de curta duração, como o nome de uma pessoa, a placa de um carro ou um número de telefone. Esta memória serve para lembrar onde se deixou o casaco, a chave da casa ou até mesmo para realizar um cálculo mental. Na escola, ela pode ser muito útil na hora de realizar alguns jogos ou executar um ditado de numerais ou palavras.
No caso da memória semântica, esta é responsável por guardar informações que se relacionam com todos os tipos de acontecimentos da vida do sujeito e do mundo em que ele vive. Estes acontecimentos são organizados no cérebro, em diferentes agrupamentos. Na escola, este tipo de memória serve para facilitar a lembrança de diferentes aprendizagens, por exemplo, quando se fala em Ayrton Senna, logo é possível lembrar que ele foi um importante piloto de Fórmula 1 e que morreu num trágico acidente enquanto corria.
Explicação: