Observe a imagem e responda ao que se pede:
(O diagrama a seguir representa um circuito construído com duas lâmpadas incandescentes de lanterna idênticas, uma bateria e fios para as conexões.)
a) Compare, quantitativamente, as correntes elétricas que atravessam cada uma das lâmpadas.
b) Compare, quantitativamente, as correntes elétrica que flui na bateria deste circuito com a que fluiria na de um circuito com apenas uma dessas lâmpadas?
Respostas
Resposta:
a) Numa associação em paralelo, ambas as lâmpadas estão submetidas à mesma diferença de potencial, que é a diferença de potencial da fonte. Além disso, sabe-se que as lâmpadas são idênticas (isto é, possuem mesma resistência elétrica). Logo, a corrente elétrica em ambas lâmpadas será a mesma. Sendo V a diferença de potencial da bateria e R a resistência da lâmpada, a corrente em cada uma será calculada pela Lei de Ohm:
V=R*I
I1=V/R (corrente na primeira lâmpada)
I2=V/R (corrente na segunda lâmpada)
b) A corrente na bateria (fonte) é dada pela soma das correntes em cada uma das lâmpadas que ela alimenta. No item anterior, concluiu-se que as correntes nas lâmpadas são iguais. Logo, para o caso 1 (as duas lâmpadas ligadas), a corrente da bateria será:
Ib1= I1 + I2 = V/R + V/R = 2V/R
Considerando, agora, que há apenas uma lâmpada ligada (caso 2):
Ib2= V/R
Note que Ib2=Ib1/2. Ou seja, para apenas uma lâmpada ligada a corrente da fonte será reduzida pela metade se comparada ao caso em que ambas lâmpadas estão ligadas.