Rutherford foi um dos cientistas mais importantes e de maior prestígio no desenvolvimento da evolução do modelo atômico. Em 1911, o pesquisador realizou um importante experimento. Explique a experiência de Rutherford que auxiliou no desenvolvimento do novo modelo atômico.
Respostas
Ernest Rutherford foi um físico e químico neozelandês. Logo que iniciou sua carreira, já realizou grandes feitos, ele conceituou a meia-vida radioativa. Ainda no campo da radioatividade, realizou pesquisas relacionadas às partículas alfa e beta. Rutherford foi quem descobriu a existência de tais partículas, essa constatação lhe deu a honra de receber um prêmio Nobel no ano de 1908.
Após concluir suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas, Rutherford teve uma importante colaboração para o desenvolvimento do modelo de átomo moderno. Foi ele quem defendeu a ideia de que os átomos têm sua carga positiva concentrada em um pequeno núcleo.
No ano de 1911, Rutherford criou o modelo atômico que levaria seu nome, o átomo de Rutherford. Trata-se de um modelo planetário do átomo e, anos mais tarde, já em 1917, realizou um experimento marcante: a primeira divisão do átomo, mais precisamente do núcleo atômico.