Respostas
Resposta:
Explicação:
Resenha: "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna
Começando o nosso projeto de ler Suassuna ao longo de 2020, nada como ser de um dos seus trabalhos mais famosos: Auto da Compadecida. A famosa história de João Grilo, o mentiroso e seu amigo Chicó que vão se meter em uma encrenca enorme. Será que João Grilo escapará da punição divina por suas mentiras?
Sinopse:
O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".
AUTOR:
Ariano Suassuna é um daqueles imortais da literatura brasileira que mereciam mais espaço. Sim, Auto da Compadecida já ganhou dezenas de versões, adaptações, alterações, manipulações e o que mais ões vocês pensarem. Mas, Ariano é muito mais do que isso.