Respostas
Resposta:
Todo o ciclo do café, assim como as plantações e a maneira como a cafeicultura exerceram a importante atividade na economia nacional, transformaram a região Sudeste na principal produtora de café e fez com que a região atingisse a categoria de principal centro econômico e político do Brasil.
Os lucros obtidos durante o ciclo do café também ajudaram no desenvolvimento industrial e urbano da região Sudeste. Esse processo fez com que a região se destacasse bastante em relação às outras regiões do Brasil. Houveram a construção de algumas ferrovias, com objetivo de promover o escoamento dos grãos de café para o porto de Santos – cidade costeira de São Paulo.
Os lucros e os bons rendimentos durante o ciclo do café foram extremamente importantes para a industrialização nacional. Se comparada, essa industrialização, com relação a Europa e os Estados Unidos, ela ocorreu de maneira bastante atrasada.
Diferentemente dos outros ciclos econômicos do Brasil, o ciclo do café passou por uma séria carência de mão de obra. Por essa razão, se estabeleceu uma espécie de cooperação, ou seja, uma parceria com colonos imigrantes. Mas, apesar de todos os esforços, o plano não evoluiu.
Apenas, a partir do ano de 1870, as lavouras que haviam no território paulista, conseguiram obter uma solução permanente. Isso só aconteceu, com a chegada dos imigrantes europeus em terras brasileiras, que acordaram em trabalhar em condição de assalariados.
Toda a imigração foi financiada pelo poder público e por volta do ano de 1886, cerca de 30 mil pessoas de outras nacionalidades desembarcaram no território brasileiro. O auge da imigração ocorreu quando aproximadamente 130 mil imigrantes passaram a chegar todos os anos, no Brasil.
No entanto, por causa da lenta abolição da escravatura no Brasil, a mão de obra escrava utilizada em grande parte do ciclo do café, continuou presente nas plantações. Quando enfim, a Lei Áurea foi assinada, no ano de 1888, ocorreu uma crise intensa nas regiões mais antigas de cultivo de café, mais precisamente, na Baixada Fluminense e no Vale do Paraíba.
Resposta:
O Ciclo do Café é o nome dado ao período da história brasileira em que o plantio do café no sudeste foi a principal atividade econômica do país, sobretudo devido à grande e fértil área de cultivo no Brasil, o que permitia ao país controlar quase toda a oferta de café no mercado mundial, regulando assim os preços através de um mecanismo de cartel, e obtendo grandes lucros.
BONS ESTUDOS !!! .