contextualize os aspectos das relações entre estados unidos da América e a América Latina no século XIX
Respostas
Resposta:
Explicação:são marcadas predominantemente por períodos de mal-estar, às vezes intensos, e frequente menosprezo do Norte ao Sul e ressentimento no sentido inverso.
Essa situação atingiu o ápice durante a Guerra Fria e teve momentos de renovada intensidade neste século após o 11 de Setembro na administração George W. Bush e no período “bolivariano” em diversas nações da América do Sul, mas teve início no século XIX, em especial depois da Guerra Hispano-Americana de 1898, quando os EUA anexaram Porto Rico e estabeleceram um protetorado em Cuba.
Antes disso, os EUA já haviam substituído a Inglaterra como o principal parceiro comercial dos países latino americanos e haviam vencido o México na guerra de 1846, após a qual o Texas, além de áreas de outros atuais estados do país, foi incorporado ao seu território.
Após a Guerra Hispano-Americana, os EUA intervieram militarmente em várias nações latino-americanas (México, Honduras, Haiti, Nicarágua, Panamá, Granada), algumas delas mais de uma vez, e politicamente em muitas outras.
A análise dessas relações conturbadas e complexas se dá, na maioria das vezes, de modo maniqueísta, ideológico e simplório. Na comunidade acadêmica, as avaliações desse assunto costumam privilegiar uma perspectiva dos EUA, provavelmente por razões óbvias: a enorme disparidade de recursos materiais para a consecução desses estudos em universidades e institutos de pesquisa daquele país em comparação com os dos demais países.