• Matéria: Geografia
  • Autor: rafaelamendietar
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual é a responsabilidade do poder público municipal com o saneamento básico e tratamento dos resíduos sólidos (lixo)

Respostas

respondido por: helloasicsu
1

Resposta:

O saneamento básico é um assunto de interesse nacional, pois impacta diretamente a vida dos cidadãos. As atividades que englobam esse serviço são essenciais para a prevenção de doenças, redução da mortalidade infantil, melhorias nos índices de educação e empregabilidade, expansão do turismo etc.

Apesar disso, o Brasil ainda tem muito o que avançar nessa área. E esse avanço passa pelos investimentos tanto do poder público quanto da iniciativa privada, bem como pelo engajamento da população, que pode buscar informações e cobrar melhorias nos serviços oferecidos.

Você sabia que o saneamento básico vai muito além da distribuição de água potável e da coleta e do tratamento de esgoto? Várias atividades fazem parte desse serviço, que é garantido por lei e envolve a participação de vários órgãos públicos de regulamentação.

Ainda há muitas dúvidas e mitos em relação a esse tema. Por exemplo, muitas pessoas desconhecem a relação entre saneamento básico e meio ambiente. No entanto, os dois temas são intimamente ligados.

Por isso, reunimos neste post as informações mais importantes sobre saneamento básico. Dessa forma, você pode se informar, entender melhor sobre o assunto e, quem sabe, contribuir para melhoria desse serviço na sua comunidade.

Tratamento e distribuição de água

A água que chega à sua casa passa por processos de tratamento que a torna segura para ser utilizada. Ela é captada em mananciais, passa por processos físicos e químicos e, então, é distribuída para as residências, indústrias e estabelecimentos comerciais.

Esse tratamento é realizado nas estações de tratamento de água (ETA) e é necessário para que a população não consuma água contaminada por vírus e bactérias, prevenindo a proliferação de doenças. Na maior parte das cidades, o processo de tratamento é realizado em 8 etapas:

captação: a água é captada de rios com impurezas, como areia, pedaços de plantas e bactérias;

adução: a água é bombeada para as ETAs;

coagulação: processo químico que favorece o agrupamento das impurezas da água;

floculação: processo mecânico de agitação para que as impurezas formem partículas maiores e decantem;

decantação: nessa etapa, os flocos formados anteriormente afundam, de forma que seja possível separar a água da sujeira;

filtragem: a água passa por filtros de areia grossa, fina, cascalho, pedregulho e carvão;

desinfecção: a água é desinfectada por cloro e recebe adição de flúor (em alguns casos);

reservação: a água é armazenada em reservatórios, que distribuem-na para a população.

Estima-se que 83,5% dos brasileiros tenham acesso ao abastecimento de água tratada. Isso significa que quase 35 milhões não contam com este serviço básico.

Explicação:

Perguntas similares